Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Luciana Silva de Araújo (Autor)
Bruna Carvalho Cantal de Souza (Co-Autor)
Israel Beser Diniz da Silva (Co-Orientador)
Wilson Sabino (Orientador)
Título
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA AMAZÔNIA
Palavras-Chave
Extensão universitária; Formação em Saúde; Cuidado integral em saúde.
Resumo
Introdução: A formação em saúde envolve um complexo processo de aprendizagem, que compreende conhecer concepções de saúde-doença e práticas de atenção à saúde dentro de um contexto sociocultural. E para isso, há necessidade da articulação entre o sistema de saúde e a educação, para tal, se faz necessário observar que uma das competências do Sistema Único de Saúde (SUS), previsto em constituição é ordenar a formação de recursos humanos, para sua execução. Objetivo: Relatar as experiências e reflexões da prática extensionista em unidades básicas de saúde (UBS) na Amazônia – Pará. Metodologia: A experiência extensionista ocorreu em duas UBS do município de Santarém, tais atividades fazem parte da grade curricular do curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará. Foram formados grupos entre alunos do sexto período, em momento observacional no campo da saúde pública, com os do nono, que já realizam atividades práticas de trabalho clínico, com a presença de preceptores farmacêuticos. Dentre as atividades, foram realizadas visitas domiciliares com agentes comunitários de saúde, testes preventivos em gestantes junto com a equipe de enfermagem e intervenções clínicas com pacientes hipertensos e diabéticos em conjunto com os médicos. Resultados: A demanda por uma prática de trabalho em saúde que considere sua complexidade e especificidade sobre um olhar interdisciplinar realça a importância da formação de equipes multidisciplinares no cuidado à população. E, neste contexto, o usuário ganha centralidade, e a atenção interprofissional passa a ser o arcabouço teórico da integralidade na prestação de saúde ao usuário do SUS. Conclusões: Compreender a realidade sociocultural da população reforça a importância de um profissional no âmbito da saúde com perfil humanista. Ressalta-se que a formação de profissionais em consonância com as demandas do SUS, consiste num desafio para todas as profissões da saúde, inclusive a farmacêutica.
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