Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Luma Moura Brito (Autor)
Mariana Barbosa de Araújo (Co-Autor)
Daniel Calbino Pinheiro (Orientador)
Juliana Cristina Sampaio Rigueira Ubaldo (Co-Orientador)
Título
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROGRAMA SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
Palavras-Chave
aluno-leitor, narrativa, experiência.
Resumo
A oficina de “Contação de História” consiste numa atividade voluntária relacionada ao Programa Social de Envolvimento Local da UFSJ, realizada no espaço do PLEC, Projeto Local de Envolvimento Comunitário- Sete Lagoas- MG, fundado em 1993 a partir do programa “Ação da Cidadania”, pelo sociólogo Herbert de Souza. A oficina extensionistas de “Contação de História” tem como objetivo o enriquecimento educacional e a formação de alunos-leitores críticos e reflexivos. As atividades ocorrem na biblioteca do PLEC, durante uma hora semanal , desde o início no ano de 2015, com alunos de 9 a 11 anos da comunidade local. Como metodologia, a cada início de semestre as monitoras discentes da UFSJ, planejam quais saõ os livros e as histórias infantis para a oficina. Também são programadas abordagens históricas sobre datas comemorativas, narrativas orais, livros e atividades impressas. Enquanto resultados parciais ao longo do ano de 2015 e início de 2016 constatou-se que a maioria das crianças tinha dificuldade para ler, interpretar e se concentrarem, indicando muitas vezes, limitações no processo de alfabetização. Todavia, com o passar do tempo, registrou-se maior atenção para a narrativa das monitoras, e apesar de algumas crianças registrarem comportamentos agressivos com os colegas, estas, demostravam certa carência emocional, e manifestava também maior interesse em narrar histórias. Em conclusão, apesar dos desafios, os resultados da ação extensionista contribuem para a educação das crianças da comunidade local, como também para as discentes envolvidas, que colaboram como experiência de aprendizado e amadurecimento pessoal.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros