Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Marina Sbardella (Autor)
Monica Aparecida Aguiar dos Santos (Orientador)
Sandra Arenhart (Co-Autor)
Gabriel Felip Gomes Olivo (Co-Autor)
Título
CINEMA MUNDO - CAMPUS DE CURITIBANOS: UMA SINTESE DE SUAS TRÊS PRIMEIRAS EDIÇÕES
Palavras-Chave
exibição audiovisual, educação não formal, debates interdisciplinares
Resumo
O projeto Cinema Mundo é uma parceria entre as Bibliotecas Universitárias dos Campi Florianópolis e Curitibanos e o Curso de Cinema da UFSC. O objetivo principal deste projeto foi “construir” um “espaço de reflexão”, a partir da apresentação de filmes envolvendo temáticas densas e complexas, todas comentadas, a fim de promover leituras e análises interdisciplinares que despertassem no espectador a vontade de interagir. As exibições aconteceram, uma vez por mês, no cinema local. Como estratégia de divulgação foi desenvolvida uma “fanpage” onde as sessões foram postadas. Buscando potencializar as discussões também foi criado um grupo na internet que conta com mais de 1000 participantes, através do qual foram definidos, por votação, os filmes apresentados durante os três anos do projeto. Após definição de cada filme um contato era feito com um professor do curso de Cinema, para a indicação do debatedor especialista na temática do filme. Para cada sessão foi elaborado um cartaz e distribuído em estabelecimentos no município. Um contato com a rádio AM/FM e jornal local de circulação regional foi feito e utilizada a página da biblioteca para esta divulgação. Nos anos de 2013, 2014 e 2015 foram apresentadas dez sessões ao ano, com uma média de público de 36, 33 e 31 espectadores por sessão, respectivamente. A partir de questionário aplicado, antes de cada sessão, traçou-se um perfil dos espectadores que participaram do projeto. Questionados sobre como souberam do projeto, as respostas apontam que 34,65% conheceram-no através da internet, 31,79% através do contato pessoal, 20,83% através de cartazes, e 11,65% entre rádio e jornal. Lugar de residência, 79,17% mora em Curitibanos. Sobre a o tipo de ocupação 66,54% estudam e 9,97% trabalham. Entre os estudantes 61,08% cursam o ensino superior e 45,08% estudam na UFSC. O objetivo foi alcançado, pois a média de 33 espectadores se mantém durante os três anos e bastante superior aos 20 espectadores das sessões comerciais.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros