Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade da Região de Joinville

AUTORES: Nicole de Medeiros Barcelos (Autor)
Carolina Reichert (Autor)
Berenice Rocha Zabbot Garcia (Autor)
Alcione Pauli (Autor)
Título
Formação de leitores pelo era uma vez...
Palavras-Chave
incentivo à leitura; formação de leitores; contação de histórias
Resumo
Desde sua criação, o PROLIJ (Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille) tem por objetivo a promoção da reflexão de "como", "o que", "para quê" e "para quem" ler, por meio de distintas ações. A partir de 2014, o programa fomentou o surgimento de dois grupos de estudo voltados para o público acadêmico e para a comunidade da região, visando o estudo e a discussão da literatura infantil juvenil clássica e contemporânea, com bases em pressupostos teóricos referentes à área. A proposta dividiu-se, assim, nos projetos denominados “Não era chapeuzinho” e “Só o ratinho sabia”. O primeiro, mais voltado para a leitura e discussão sobre a literatura infantil juvenil, seu lugar e papel e influência na formação de leitores. A metodologia proposta prevê leitura e discussão de textos previamente escolhidos pela coordenação do projeto; esses são de fundamentação teórica para as discussões e construção de resenhas críticas. No ano de 2015, foram feitas as leituras teóricas e em 2016 serão lidas e discutidas cerca de 40 obras para serem resenhadas e postadas no Blog do Prolij (blogdoprolij.blogspot.com.br). “Só o ratinho sabia”, por sua vez, intenta articular a discussão de impressões literárias em detrimento das leituras realizadas, além do estudo de performances leitoras e estratégias de como apresentar ou ler as obras estudadas. Emergem de tais discussões apresentações de contação de história, realizadas desde 2014 em múltiplos espaços de educação e cultura de Joinville e região. Ambos os projetos ocorrem por meio de reuniões periódicas, no próprio espaço do programa (ou em espaços alternativos, em casos de contações), sendo que participam das ações estudantes dos cursos de Letras, Artes Visuais, Pedagogia, Direito e Psicologia da Univille, além de pessoas da comunidade que conheceram o projeto e interessaram-se em participar.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros