Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
AUTORES:
simone braz ferreira gontijo (Autor) Jane Christina Pereira (Autor) Ana Paula S. S. Andrade (Autor) Cleyton Hercules Gontijo (Autor) |
Título |
Tertúlia Literária Dialógica (TLD) no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia 1ª Licenciatura – Parfor/Universidade de Brasília |
Palavras-Chave |
formação docente; TLD; aprendizagem dialógica |
Resumo |
A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) surgiu em 1978, na Escola de Educação de Pessoas Adultas de La Verneda de Sant-Martí, em Barcelona, Espanha. É uma atividade cultural, social e educativa, baseada na leitura de clássicos da literatura universal e no diálogo entre a palavra escrita e a visão de mundo de cada um, constituindo um processo gerador de aprendizagem e de superação da exclusão social. No Brasil, o Núcleo de Investigação Social e Educativa (NIASE), formado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão, considerando-se diferentes práticas sociais e educativas. Em Brasília, o início desta atividade foi com participantes do Programa Nacional Mulheres Mil (2011-2013), no campus Taguatinga Centro (IFB), e obteve grande êxito no processo de alfabetização, elevação da aprendizagem e emancipação daquelas cidadãs em vulnerabilidade social. Assim, com o intuito de difundir tal metodologia, primando pela socialização do conhecimento e experiências vivenciadas no IFB, foi realizado um projeto de extensão em parceria com o Parfor-UNB. O objetivo desta parceria foi capacitar 45 professores da SEDF, estudantes do curso Pedagogia 1ª Licenciatura Parfor (UnB) para o desenvolvimento da Tertúlia Literária Dialógica na Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, os docentes desenvolveram a TLD, adaptando-a à realidade de sua sala. A experiência destes docentes associadas a uma formação supervisionada promoveram tertúlias exitosas, cujas aprendizagens identificadas são: mudança positiva na relação das crianças com os colegas e a família (mais tranquilidade, mais diálogo, solidariedade, valorização das diferenças); melhoria no processo de leitura; interpretação de textos e autoestima; autonomia etc. Motivados pelos resultados, alguns dos docentes, participam conosco da escrita de livro sobre todo o processo, a ser publicado este ano. |