Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: simone braz ferreira gontijo (Autor)
Jane Christina Pereira (Autor)
Ana Paula S. S. Andrade (Autor)
Cleyton Hercules Gontijo (Autor)
Título
Tertúlia Literária Dialógica (TLD) no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia 1ª Licenciatura – Parfor/Universidade de Brasília
Palavras-Chave
formação docente; TLD; aprendizagem dialógica
Resumo
A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) surgiu em 1978, na Escola de Educação de Pessoas Adultas de La Verneda de Sant-Martí, em Barcelona, Espanha. É uma atividade cultural, social e educativa, baseada na leitura de clássicos da literatura universal e no diálogo entre a palavra escrita e a visão de mundo de cada um, constituindo um processo gerador de aprendizagem e de superação da exclusão social. No Brasil, o Núcleo de Investigação Social e Educativa (NIASE), formado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão, considerando-se diferentes práticas sociais e educativas. Em Brasília, o início desta atividade foi com participantes do Programa Nacional Mulheres Mil (2011-2013), no campus Taguatinga Centro (IFB), e obteve grande êxito no processo de alfabetização, elevação da aprendizagem e emancipação daquelas cidadãs em vulnerabilidade social. Assim, com o intuito de difundir tal metodologia, primando pela socialização do conhecimento e experiências vivenciadas no IFB, foi realizado um projeto de extensão em parceria com o Parfor-UNB. O objetivo desta parceria foi capacitar 45 professores da SEDF, estudantes do curso Pedagogia 1ª Licenciatura Parfor (UnB) para o desenvolvimento da Tertúlia Literária Dialógica na Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, os docentes desenvolveram a TLD, adaptando-a à realidade de sua sala. A experiência destes docentes associadas a uma formação supervisionada promoveram tertúlias exitosas, cujas aprendizagens identificadas são: mudança positiva na relação das crianças com os colegas e a família (mais tranquilidade, mais diálogo, solidariedade, valorização das diferenças); melhoria no processo de leitura; interpretação de textos e autoestima; autonomia etc. Motivados pelos resultados, alguns dos docentes, participam conosco da escrita de livro sobre todo o processo, a ser publicado este ano.
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