Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Shirley Martim da Silva (Autor)
Edsleine Ribeiro Silva (Co-Autor)
Marcos Luiz Hinterholz (Co-Autor)
Título
Atividades de Acolhimento aos Calouros dos Cursos de Agronomia e Zootecnia da UFRGS
Palavras-Chave
acolhimento; calouros; integração
Resumo
O presente trabalho faz parte de um projeto maior de acompanhamento dos discentes dos cursos de Agronomia e Zootecnia que visa o acolhimento, acompanhamento e apoio à permanência dos discentes na Universidade. As experiências durante o primeiro ano na Universidade são essenciais para a permanência e para o sucesso acadêmico dos alunos. O modo como os alunos se integram ao contexto do ensino superior faz com que eles aproveitem melhor as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para sua formação profissional quanto para seu desenvolvimento social. Estudos apontam que alunos que se integram acadêmica e socialmente desde o início de seus cursos têm possivelmente mais chances de crescerem intelectual e pessoalmente do que aqueles que enfrentam mais dificuldades na transição do ensino médio à Universidade. O objetivo das atividades de acolhimento é proporcionar aos calouros dos cursos um período de boas-vindas, integração com os veteranos e de conhecimento sobre a Universidade. O acolhimento é feito através da recepção aos calouros na primeira semana de aulas a cada semestre, no Salão da Faculdade, com a participação da direção, docentes, técnico-administrativos e representantes do diretório acadêmico. As atividades desenvolvidas são de cunho acadêmico (palestras com profissionais das áreas, seminários com docentes do curso e Conselhos Regionais das respectivas áreas), administrativo (estrutura administrativa, biblioteca, espaços físicos, RU, confecção do cartão TRI e cartão UFRGS); cultural (valorização “das pratas” da casa, concurso de fotografias, apresentação de peças teatrais); pedagógico (currículos, diagnóstico das disciplinas, Resoluções e Normas Acadêmicas) e atividades recreativas e esportivas. As avaliações apontam que este tipo de ação provoca um sentimento de pertencimento ao curso por parte dos calouros e, principalmente faz com que os mesmos sintam-se sintam-se acolhidos e amparados pela gestão/coordenação dos cursos.
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