Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Marília Gabriely de Lima Alvim da Silva (Autor)
Gabriela Batista da Silva (Autor)
Ana Claudia Nascimento Silva (Orientador)
Título
Tecendo a Valorização do Patrimônio Cultural em Maceió
Palavras-Chave
Patrimônio. Educação. Preservação.
Resumo
Alagoas possui importante Patrimônio Cultural materializado em conjuntos arquitetônicos, manifestações folclóricas exclusivas do Estado, festas populares e religiosas centenárias, produções artesanais, artísticas e gastronômicas. A capital, Maceió, concentra toda esta riqueza cultural. Porém, não há, no estado, políticas de educação patrimonial, como recomenda o Compromisso de Brasília de 1970, o que contribui para a desvalorização e o lento desvanecimento da cultura local e, portanto, da própria identidade alagoana e maceioense. Neste contexto, nosso objetivo foi levar noções de patrimônio e preservação de forma dinâmica e criativa para a rede municipal de ensino de Maceió, a fim de contribuir para a formação de uma “consciência” patrimonial que valorize e se engaje na luta pela preservação de bens, materiais e imateriais. E com isso, contribuir para manter viva as tradições, a cultura, e a identidade locais. Para tanto, lançamos mão do Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial disponibilizado pelo IPHAN. O espaço de atuação de nosso projeto foi a Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa. Como sugere o manual, trabalhamos com crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos do 5º ano do ensino fundamental. Eles entrarão em contato com diversas expressões do patrimônio cultural existente em nossa cidade (material e imaterial) por meio de visitas, exposições e vídeos. Por outro lado, realizamos atividades em sala para que, através da fixação de conceitos e discussões, a prática possa ser melhor aproveitada. Ao final, esperamos que os alunos ao conhecerem e perceberem a importância do Patrimônio Cultural para sua própria identidade demonstrem não só postura diferente, como passem a ser multiplicadores desta “consciência patrimonial”. Com o resultado do trabalho elaboraremos um material impresso com noções sobre patrimônio, atividades de educação patrimonial para serem trabalhadas com crianças e com observações sobre o Patrimônio Cultural de Maceió.
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