Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: Alexsandre Gustavo da Silva Carvalho (Autor)
Eduardo Assunção Estevão (Autor)
Hebe Maria Rola Santos (Orientador)
Título
A ATUAÇÃO POLIFÔNICA NO ESPETÁCULO “A FARSA DA ESPOSA FIEL”
Palavras-Chave
Atuação polifônica; teatro; música.
Resumo
A ATUAÇÃO POLIFÔNICA NO ESPETÁCULO “A FARSA DA ESPOSA FIEL” Alexsandre Gustavo da Silva Carvalho; Eduardo Assunção Estevão; Hebe Maria Rola Santos (Orientadora) Área Temática: Cultura Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) A pesquisa e prática da polifonia do intérprete é uma constante nos processos de composição do “Projeto Contadores de ‘Causos’ e Histórias” e se faz presente tanto nos trabalhos de elaboração e contação de histórias, como nos processos criativos da Cômica Cia de Teatro – grupo cênico musical do projeto. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o processo de criação adotado pelo grupo na montagem do espetáculo “A Farsa da Esposa Fiel”. A metodologia adotada seguia a tríade Pesquisa, Prática e Elaboração – fases cíclicas e constantes. Durante o período de pesquisa, a equipe investigou, conceitualmente, teóricos afins ao tema e definiu como principais norteadores, os trabalhos acadêmicos de Ernani Maletta e Jussara Fernandino e as publicações de Dalcroze, Helena Gayotto e Laban. Num segundo momento, a equipe deu início ao processo de prática e experimentação de exercícios, baseados no referencial teórico. Por fim, durante a fase de elaboração, o grupo iniciou o processo de criação de uma metodologia própria de preparação e prática da atuação polifônica. Como principais resultados podemos indicar a aprendizagem realizada por todos os envolvidos, a elaboração de apostila com os exercícios criados a partir do trabalho de pesquisa e prática e a construção e apresentação do espetáculo “A Farsa da Esposa Fiel”. A relação com a sociedade se dá através da apresentação do espetáculo às comunidades dos bairros afastados e distritos das cidades de Mariana e Ouro Preto. Como conclusão geral, observa-se que a prática cênica teoricamente embasada só é legitimada após a reformulação das teorias acerca da técnica investigada para a elaboração de uma metodologia única ao grupo de trabalho. Desta forma, a equipe criativa vai além da simples reprodução de técnicas já existentes, iniciando um processo de criação de sua própria metodologia de trabalho. Palavras chave: atuação polifônica; teatro; música.
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