Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Luã Augusto dos Santos (Autor)
Virgílio Silva Maximiano (Autor)
Letícia Mendes Evangelista (Autor)
Lorena de Castro Silva (Autor)
Rosângela Correia de Freitas (Co-Autor)
Joane de Oliveira Bezerra (Co-Autor)
Janaína de Jesus Araújo (Co-Autor)
Kely Barbosa Coelho (Co-Autor)
Valquíria Fernandes Marques Vieira (Orientador)
Título
ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZADO EM GRUPOS OPERATIVOS PARA IDOSOS
Palavras-Chave
grupo operativo; idosos; educação em saúde
Resumo
O “Projeto de extensão universitária EnvelheSer” realiza o atendimento integral de idosos na clínica escola do Centro Universitário Newton, avaliando a higidez, capacidade cognitiva, funcional e os aspectos psicossociais. Além disso, realiza atividades de educação em saúde por meio de grupos operativos de forma interdisciplinar. Este trabalho propõe descrever as estratégias de ensino-aprendizado utilizadas nos grupos operativos com idosos em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 2015 foram realizados dois grupos operativos. No 1º encontro realizamos a “dinâmica do chapéu” possibilitando a apresentação individual e a percepção dos idosos quanto a si próprios. Utilizamos peças anatômicas para demonstrar o funcionamento do corpo humano e seu envelhecimento. No 2º encontro, alunos de Enfermagem orientaram sobre Hipertensão e Diabetes, abordando sua fisiopatologia, prepararam também o “Sal de Ervas”. Alunos da odontologia demonstraram a técnica de escovação de Bass, cuidados com próteses dentárias e autoexame para a percepção do câncer bucal. Alunos convidados de medicina veterinária abordaram a Cinoterapia e as alunas da fisioterapia instruíram sobre alongamentos. Realizamos no último Dia Mundial da Saúde, uma mobilização social contemplando 100 transeuntes na Praça da Saúde. Nesta ação, aferimos a pressão arterial, orientamos e entregamos materiais informativos relacionados a hipertensão e zoonoses. Utilizamos manequins odontológicos para demonstração da higiene bucal. Capacitamos quanto ao autoexame das mamas, por meio da mama amiga. Observou-se nos grupos operativos entusiasmo e interação entre os idosos. Concluímos que o objetivo de promoção de saúde tem sido alcançado, as estratégias de ensino-aprendizado realizadas nas oficinas e o uso de peças anatômicas e manequins tem despertado mais interesse e maior participação dos idosos durante os encontros. Os métodos que possibilitam diálogo, problematização e troca de saberes são melhores no processo de inclusão dos idosos.
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