Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Goiás

AUTORES: Valdeir Cesário dos Santos (Autor)
Lorena Borges Silva (Co-Autor)
Ademário Batista de Sousa Neto (Co-Autor)
Título
Circuito Tela Verde: uma experiência da cultura cinematográfica e educação ambiental na extensão universitária
Palavras-Chave
Educação Ambiental; Criança e adolescente; Extensão Universitária; Cinema.
Resumo
Este trabalho aborda o Circuito Tela Verde de educação ambiental na Universidade Estadual de Goiás (UEG) enquanto extensão universitária no ano de 2015. A mostra de documentários com temática ambiental é produzida pelo ministério do meio ambiente a partir de uma seleção de vídeos independentes nacionais. A UEG promoveu em 2015 a 6ª exibição da mostra enquanto ponto de exibição contemplando um público de cerca de 6 mil pessoas em sua maioria crianças e adolescentes de diversas escolas públicas de 6 cidades de Goiás onde existem campus da UEG. A mostra resultou no estímulo à produção audiovisual independente, bem como possibilitou o acesso de inúmeras pessoas à produção audiovisual com temática ambiental à luz do que estabelece art. 2º da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.975/99), destacando que a Educação Ambiental (EA) é "componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal". Diversos campus levaram escolas para as oficinas gratuitas e a mostra de vídeos o que possibilitou a inserção da comunidade, sobretudo escolas, nos campus da universidade e vice-versa, o que evidencia uma confiança na universidade como potencializadora do debate acerca da educação ambiental na comunidade, possibilitando uma aproximação com o que dispõe a Constituição Federal do Brasil no caput do artigo 225, prevendo que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”. A partir da mostra emergiram ideias de acadêmicos para o desenvolvimento de projetos nas escolas, o que foi considerado um dos fatores mais positivos da mostra, permitindo que ela não termine quando acaba os vídeos.
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