Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: TACILA DA COSTA MARINHO (Autor)
Núbia de Fátima Félix (Co-Autor)
Laryssa Silva Santana (Co-Autor)
Nayane Alves Pereira (Co-Autor)
Thaís Ferreira dos Santos (Co-Autor)
Aline Rosa da Costa (Co-Autor)
Isabella Oliveira Pacheco (Co-Autor)
Thimoteo Pereira Cruz (Orientador)
Título
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS CORPORAIS EM ESPAÇOS DESPORTIVOS NA UFG/ REGIONAL CATALÃO.
Palavras-Chave
Inclusão. Psicologia. Dança.
Resumo
Este trabalho decorre das ações do projeto de extensão “Psicologia e Educação Física em movimento: práticas inclusivas na UFG/RC”, numa parceria realizada entre os cursos de Psicologia e de Educação Física da UFG/RC. Uma das atividades realizadas foi a inserção no projeto de extensão "Dança Inclusiva: espaço corporal", que envolve a comunidade interna e externa à universidade e tem como intuito promover a inclusão de pessoas com deficiência, especialmente, através de práticas corporais. O objetivo da inserção nesse projeto é contribuir, nas ações desenvolvidas, com conhecimentos e práticas da Psicologia, bem como de colaborar com o processo de formação de alunas do curso de Psicologia, por meio de práticas pedagógicas-formativas que visam proporcionar espaços de reflexão e de transformação a todos os participantes dos projetos. A metodologia utilizada envolve, principalmente, a observação participante. Utilizamos o diário de campo para o registro de informações, que são debatidas em reunião da equipe executora do projeto. No segundo semestre de 2015, realizamos uma oficina coordenada por alunas do curso de Psicologia que envolveu todos os integrantes do projeto de dança. A oficina teve três etapas: atividades corporais, atividade artística e discussão em grupo, que contou com a expressiva participação de todos. A observação participante e a oficina possibilitaram a reflexão, tanto da equipe executora quanto dos alunos dos projetos, sobre questões importantes relacionadas à deficiência, com o preconceito, diferença, acessibilidade, inclusão, incapacidade. Percebemos, de modo geral, que as ações desenvolvidas favorecem a reflexão de problemáticas relativas às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência e ao processo de inclusão social, sendo importantes para a construção de novos sentidos/significações acerca da deficiência. Além disso, evidenciam a Extensão como fundamental para a promoção da interação entre a universidade e a sociedade.
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