Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande

AUTORES: Bruna Mendes da Silva (Autor)
Izayana Pereira Feitosa (Orientador)
Egberto Santos Carmo (Orientador)
Título
BRINCAR DE APRENDER: JOGOS TEATRAIS DE CONHECIMENTO DE SAÚDE NA ESCOLA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
Diarréia; criança; saúde na escola
Resumo
A doença diarreica aguda é uma das principais causas de morbimortalidade infantil nos países em desenvolvimento e um dos fatores que mais contribui para o agravamento do estado nutricional das crianças. Foi pensando nisto que foi lançada a proposta do projeto Brincar de Aprender: Jogos Teatrais de Conhecimento de Saúde na Escola, que teve como intuito trabalhar as causas, sintomas, formas de contágio, tratamento e prevenção das doenças diarreicogênicas no ambito escolar. As atividades foram direcionadas a crianças de uma escola pública do município de Cuité. Participaram das ações 138 alunos com idades variando entre 04 e 07 anos de idade, no período de maio de 2015 a março de 2016. Foram realizadas dramatizações, perguntas e respostas, distribuição de desenhos educativos para colorir e folders explicativos, acerca das doenças diarreicas. O saber construído coletivamente no âmbito escolar a partir das encenações e dinâmicas escaladas para as ações possibilitou a visualização do progresso de aprendizagem dos alunos. Percebeu-se que houve um grande incentivo à prevenção de doenças diarreicogênicas, tendo em vista que apesar de as crianças já terem algum tipo de conhecimento prévio sobre o tema proposto, houve uma grande espera e entusiasmo quanto à execução das práticas, demonstrando assim o quanto temas diversos tratados de forma diferenciada despertam o interesse das crianças. Sobre a avaliação da experiência, houveram elogios tanto por parte dos professores como também dos alunos, que consideraram o conteúdo de significativa relevância para o aprendizado de práticas saudáveis de saúde. Algumas crianças relataram que repassaram os conhecimentos adquiridos a suas famílias, demonstrando assim a eficácia das atividades e a assimilação do conteúdo transmitido, permitindo assim que o conhecimento sobre a prevenção de doenças diarreicas ultrapasse as “paredes” da escola e fossem aplicados em suas vidas.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros