Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: Emily da Matta Navarro (Autor)
Camila Macocci (Co-Autor)
Aparecido Fujimoto (Orientador)
Título
Os desafios da extensão na construção sustentável: qualidade, segurança e economia
Palavras-Chave
sustentabilidade; construções populares; qualificação profissional
Resumo
A Extensão Universitária da PUC-Campinas com ênfase na construção sustentável destina-se a trabalhar em conjunto com os trabalhadores da construção civil das comunidades da Paróquia Jesus Cristo Libertador no bairro Campo Grande, Campinas-SP. Numa via de mão dupla, alunos bolsistas e público alvo trocam experiência uns com os outros. O projeto busca universalizar o acesso à construção civil eficiente, econômica, segura, promovendo transmissores de conhecimento. Tendo como objetivo, o projeto desenvolve atividades socioeducativas que orientem os participantes acerca de técnicas qualificadas para obras de residências de baixa renda e facilita a qualificação profissional dos trabalhadores da construção civil, tendo como norte princípios de economia, sustentabilidade e durabilidade da construção. Busca-se aprimorar as habilidades acadêmicas dos alunos bolsistas através da socialização durante o período de atividade, envolvendo desde o desenvolvimento da comunicação, responsabilidade e organização, até a participação em eventos de extensão. De acordo com a metodologia, as atividades propostas são realizadas através de oficinas, cartazes, cartilhas, avaliações, quizzes, palestras, visitas técnicas em obras, empresas da região e em laboratórios da PUC-Campinas. Leva-se em consideração as necessidades e a realidade sociocultural dos participantes do projeto, desenvolvendo procedimentos práticos e de simples compreensão, sendo indispensável ouvir os trabalhadores para adequar a metodologia e fortalecê-la com resultados obtidos nas atividades, criando uma construção dialógica em busca dos objetivos. Espera-se evidenciar à população os ganhos em qualidade de vida e facilitar a inserção e reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de dar aos alunos bolsistas uma aplicação prática das noções adquiridas em sala de aula. Seguindo o conceito de uma Engenharia Civil humanizada, o projeto se volta à ação socialmente transformadora com abordagem centrada nas pessoas.
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