Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Andressa Sandrine Silva de Jesus (Autor) Ricardo Cruvinel Dornelas (Orientador) Nubia Sirqueira de Miranda Cruvinel (Autor) Rayrane Clarah Chaveiro de Moraes (Colaborador) VIRGÍLIO SIRQUEIRA CRUVINEL (Co-Autor) JOILSON FERREIRA DE MORAES (Colaborador) |
Título |
PROJETO DE EXTENSÃO: KARATÊ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Palavras-Chave |
Karatê; Educação Física; Lutas. |
Resumo |
Na atualidade as IES oferecem as melhores e mais completas formações acadêmicas. Nos cursos de Educação Física, também se encontra uma busca pela qualidade do ensino. No entanto, mesmo a Educação Física, sendo a grande responsável pelas mais diversas formas de atividade físicas, ainda não tem contemplado as artes marciais de forma técnica e especifica na formação de seus graduandos. O presente estudo foi desenvolvido com objetivo de divulgar as ações de extensão relativas à modalidade do Karatê na formação de graduandos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), que acontece desde o ano de 2014 com apoio da Federação de Karatê do Estado de Goiás (FEKAEGO) e da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Este projeto de extensão é importante na medida em que contribui para a formação continuada no que tange às metodologias de ensino e aprendizagem da modalidade de Karatê. Visando o desenvolvimento dos conhecimentos técnico, científico, pedagógico e cultural, as aulas do projeto acontecem duas vezes por semana com duração de quatro horas semanais, e procura abordar as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal dos seguintes conteúdos: Kihon (fundamentos); Dachi (bases); Geri (chutes); Uke (defesas); Zuki (golpe direto); Uchi (golpes indiretos ou pancadas); Nage (projeções); Kata (luta imaginária); Bunkai (aplicação do Kata); Kumite (luta real e ramificações). Até o presente momento já foram realizados desde o início do projeto até o ano de 2015 três exames de faixas e espera-se que até o fim do ano de 2017 os alunos participantes tenham concluído este Projeto e estejam graduados com faixa preta 1º Dan. Sendo assim, avaliamos que o projeto tem contribuído consideravelmente para a formação e ampliação das áreas diversas que o professor de educação física pode se inserir e atuar. |