Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Andressa Sandrine Silva de Jesus (Autor)
Ricardo Cruvinel Dornelas (Orientador)
Nubia Sirqueira de Miranda Cruvinel (Autor)
Rayrane Clarah Chaveiro de Moraes (Colaborador)
VIRGÍLIO SIRQUEIRA CRUVINEL (Co-Autor)
JOILSON FERREIRA DE MORAES (Colaborador)
Título
PROJETO DE EXTENSÃO: KARATÊ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-Chave
Karatê; Educação Física; Lutas.
Resumo
Na atualidade as IES oferecem as melhores e mais completas formações acadêmicas. Nos cursos de Educação Física, também se encontra uma busca pela qualidade do ensino. No entanto, mesmo a Educação Física, sendo a grande responsável pelas mais diversas formas de atividade físicas, ainda não tem contemplado as artes marciais de forma técnica e especifica na formação de seus graduandos. O presente estudo foi desenvolvido com objetivo de divulgar as ações de extensão relativas à modalidade do Karatê na formação de graduandos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), que acontece desde o ano de 2014 com apoio da Federação de Karatê do Estado de Goiás (FEKAEGO) e da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Este projeto de extensão é importante na medida em que contribui para a formação continuada no que tange às metodologias de ensino e aprendizagem da modalidade de Karatê. Visando o desenvolvimento dos conhecimentos técnico, científico, pedagógico e cultural, as aulas do projeto acontecem duas vezes por semana com duração de quatro horas semanais, e procura abordar as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal dos seguintes conteúdos: Kihon (fundamentos); Dachi (bases); Geri (chutes); Uke (defesas); Zuki (golpe direto); Uchi (golpes indiretos ou pancadas); Nage (projeções); Kata (luta imaginária); Bunkai (aplicação do Kata); Kumite (luta real e ramificações). Até o presente momento já foram realizados desde o início do projeto até o ano de 2015 três exames de faixas e espera-se que até o fim do ano de 2017 os alunos participantes tenham concluído este Projeto e estejam graduados com faixa preta 1º Dan. Sendo assim, avaliamos que o projeto tem contribuído consideravelmente para a formação e ampliação das áreas diversas que o professor de educação física pode se inserir e atuar.
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