Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Luciana Bicca Dode (Autor)
Paulo Celso de Mello Farias (Autor)
Vera Lucia Bobrowski (Co-Autor)
Luciano da Silva Pinto (Co-Autor)
Valeria Oliveira Nizolli (Colaborador)
Título
BIOTECNOLOGIA INVADE A ESCOLA:CULTIVANDO COM CIÊNCIA
Palavras-Chave
pomar didático, letramento; ensino
Resumo
O Programa Biotecnologia invade a escola é uma iniciativa extensionista do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas em constante aprimoramento. Desde Junho de 2012, atividades realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Osmar da Rocha Grafulha, Pelotas, RS, são aprimoradas e planejadas em conjunto com a comunidade escolar. Em 2014, a proposta recebeu um grande impulso através do PROEXT. Além da divulgação de uma cultura científico-tecnológica e da transposição de conhecimento biotecnológico alicerçada no papel da ciência e da tecnologia no dia-dia, a aplicação de diferentes mídias, o contato com os professores e o diálogo universidade-escola tem proporcionando novos espaços para o processo ensino-aprendizagem: pomar, horta de plantas medicinais e minibiblioteca. A partir de reuniões sistemáticas o grupo interdisciplinar planeja atividades e organiza as ações que acontecem integradamente com a participação e apoio dos professores e funcionários da escola. Como resultado desta articulação, foram realizadas palestras, oficinas e atividades de formação continuada com os professores. A apropriação de novos espaços foram relevantes na composição de um programa interdisciplinar que aproxima o conhecimento acadêmico e exercita a curiosidade científica e a reflexão sobre os fundamentos da ciência e da tecnologia contemporânea. A horta de plantas medicinais e o pomar cujos frutos já começaram a ser colhidos, atenderam anseios da comunidade escolar estimulando a pesquisa e o compartilhamento de informações científico-tecnológicas. A utilização livre da minibiblioteca por professores e alunos consolida novos hábitos e atitudes. Assim o Projeto com suas ações integradas e integradoras tem contribuído para que a formação básica oferecida na escola seja ampliada através de espaços dinâmicos onde o exercício e aplicação reflexiva do conhecimento são estimulados
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