Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: RAFAEL DA COSTA SANTOS (Autor)
Nattan Almeida e Sousa (Co-Autor)
Samara Luize dos Santos (Co-Autor)
Larissa Suelen da Silva Lins (Co-Autor)
Fernanda Burle de Aguiar (Orientador)
Rachel Linka Beniz Gouveia (Orientador)
Título
DISCUTINDO TEMAS DE SEXUALIDADE NO GRUPO DA EJA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
Palavras-Chave
Educação em Saúde, Sexualidade, Educação de Jovens e Adultos.
Resumo
INTRODUÇÃO: O projeto intitulado “Orientação Sexual nas Escolas de João Pessoa-PB”, em curso há 5 anos, teve como objetivo esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos básicos, com alunos da EJA, sobre a anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis, bem como alertar para a importância da participação nas campanhas preventivas oficiais, “outubro rosa” e “novembro azul”, direcionadas à saúde reprodutiva feminina e masculina, respectivamente, no intuito de despertar o interesse para o conhecimento anátomofuncional do próprio corpo, estimulando-se a discussão sobre temas ligados à saúde sexual. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, do ponto de vista dos extensionistas sobre esta vivência. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente, foi efetuada a seleção dos temas, o preparo e treinamento dos materiais audiovisuais a serem utilizados nas intervenções pelos extensionistas, com orientação e supervisão das professoras orientadoras. Em seguida, foram iniciadas as intervenções expositivas aos alunos e professores da EJA, sendo evidenciado maior interesse dos professores nas temáticas abordadas. A receptividade às informações foi variável, presumivelmente pela heterogeneidade socioeconômicocultural da platéia no que concerne à seus hábitos, costumes e preceitos religiosos. Embora tenhamos planejado uma sequência de encontros, não foi possível concluí-los em virtude do falecimento da diretora, cujo acolhimento, receptividade e dinamismo contagiavam toda atividade administrativa e pedagógica do projeto na escola. CONCLUSÃO: A despeito da interrupção abrupta das atividades, contemplamos a realização de aproximadamente 70% do cronograma proposto, com aproveitamento satisfatório junto aos participantes. Em face do interesse demonstrado pelos professores da escola, temos como perspectiva a implementação de um módulo de capacitação sobre temas relacionados à sexualidade nas próximas edições do projeto.
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