Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Rachel Linka Beniz Gouveia (Autor)
RAFAEL DA COSTA SANTOS (Co-Autor)
Patrícia Lacerda de Oliveira (Co-Autor)
Ivanize Cecília Alves da Silva (Co-Autor)
Taisa Del Pino Lino Bertholi (Co-Autor)
Temilce Simões de Assis Cantalice (Orientador)
Título
ESTRATÉGIA EDUCATIVA DA “CAIXINHA DE DÚVIDAS” EM EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLA DE JOÃO PESSOA-PB
Palavras-Chave
Sexualidade; Educação em Saúde; Educação de Jovens e Adultos.
Resumo
INTRODUÇÃO: O projeto intitulado “Orientação Sexual nas Escolas de João Pessoa-PB” teve como objetivo auxiliar na Educação Sexual de alunos da EJA, a partir do uso da “caixinha de dúvidas” como recurso didaticopedagógico. OBJETIVO: Conhecer e/ou esclarecer, de forma lúdica e anônima, as dúvidas advindas de temas relacionados a aspectos anatomofisiológicos da sexualidade humana. METODOLOGIA: A “caixinha das dúvidas”, confeccionada a partir de uma caixa de isopor, recoberta com papel lilás e decorada com interrogações e exclamações amarelas, similar à embalagem da camisinha masculina distribuída pelo SUS, possuía tampa lacrada e fenda de acesso ao centro por onde eram colocadas as perguntas, sendo disponibilizada durante todo o período do projeto, na secretaria da escola, local de fácil acesso para os alunos depositarem seus questionamentos de forma livre, reservada e anônima. As questões seriam agrupadas em categorias conforme a abordagem efetuada (anatômica e/ou fisiológica), para ulterior análise e discussão coletiva. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ausência de questões sugere uma elevada timidez e resistência dos alunos da EJA para discussão de questões envolvendo a sexualidade. O autoconhecimento demonstrado parece ser advindo das próprias experiências de vida, do compartilhamento com amigos e de campanhas governamentais específicas (“outubro rosa e novembro azul”). As informações desencontradas e pouco consubstanciadas cientificamente favorecem a disseminação de tabu e certa alienação quanto aos cuidados na prevenção de Doenças DSTs e planejamento familiar. CONCLUSÃO: A despeito da versatilidade da “caixinha das dúvidas” como canal direto de comunicação com a equipe de extensionistas, sem exposição coletiva em sala de aula, e no anonimato para esclarecimento de dúvidas, a sua reduzida utilização enquanto recurso didático não inviabiliza seu uso como ferramenta adicional para discussão, troca de vivências e conscientização com relação temas envolvendo à sexualidade.
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