Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Aurélia Garcia Gomes (Autor)
Bruno Tomazela Pasquali (Co-Autor)
Gabriella Lonardi Carrasco (Co-Autor)
Maria José de Oliveira Lima (Orientador)
Título
A UNIVERSIDADE TRANSFORMANDO A REALIDADE DA ESCOLA: SABERES, EXPERIENCIAS E VIVENCIAS.
Palavras-Chave
Educação, Comunidade, Universidade Pública.
Resumo
A parceria da universidade com outras instituições de ensino público favorece e possibilita o intercâmbio de saberes e experiências que são desenvolvidos nessas organizações que, pela própria natureza, são enriquecidas pelo conhecimento interdisciplinar. São espaços favoráveis para o aperfeiçoamento de práticas democráticas e emancipatórias. O trabalho realizado atua na democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, respeita e utiliza os saberes populares locais na construção de novo e amplo conhecimento a ser desenvolvido, levando-se em conta as especificidades de cada comunidade. O projeto de extensão tem como objetivo promover intercâmbio e articulação entre saberes e experiências que se materializam na universidade e nas escolas públicas estaduais, oportunizando ações concretas para a transformação da realidade social dos sujeitos envolvidos. O intuito do projeto de extensão é o desenvolvimento por meio de um conjunto de ações realizadas por docentes e discentes da graduação, além de profissionais colaboradores para com os alunos do ensino médio em escola da rede pública estadual. De inicio é feito a consulta aos participantes (alunos e professores do ensino médio) sobre as expectativas e necessidades da escola, dos professores e alunos em relação a realidade social escolar. Para chegar a um resultado concreto sobre a realidade escolar, são realizadas oficinas, palestras, entrevistas com os alunos da escola de ensino médio além de feiras de profissão. Como resultado concreto dessa atuação, espera-se a valorização dos saberes já construídos e a abertura para a elaboração de novos conhecimentos. A aproximação da universidade com a escola pública possibilita a construção e concretização de novos posicionamentos políticos, sociais e culturais. Concluindo se o favorecimento para a melhoria das relações entre alunos, professores, direção e comunidade, o que refletirá diretamente na qualidade da formação profissional e pessoal dos alunos da rede pública e, também, dos graduandos da UNESP.
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