Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Minas Gerais

AUTORES: Lígia Amaral Muritiba (Autor)
Miguir Terezinha Vieccelli Donoso (Orientador)
Annette Souza Silva Martins da Costa (Orientador)
Lana Jaya Silveira Cerqueira (Co-Autor)
Paola Miranda de Sá (Co-Autor)
Título
ARTICULAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM RADIOFÔNICA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O PROGRAMA CUIDARTE NA SALA DE ESPERA DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
Palavras-Chave
Educação em saúde; unidade básica de saúde; rádio.
Resumo
Introdução:O Programa Cuidarte é um programa de rádio produzido por estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e veiculado na rádio UFMG Educativa. Desde 2014 são desenvolvidas atividades educativas em sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde do município de Belo Horizonte, utilizando-se os áudios do programa. Objetivos: Ampliar o acesso ao conhecimento em saúde; realizar ações educativas em sala de espera de Unidade Básica de Saúde utilizando os áudios do Programa Cuidarte. Metodologia: As ações educativas são desenvolvidas na sala de espera de um Centro de Saúde do Município de Belo Horizonte, uma vez por semana, utilizando-se como estratégia a transmissão de programas especiais editados, seguida de abordagem do mesmo tema exibido na programação. As ações educativas são elaboradas a partir de um plano de ação e desenvolvidas por meio de rodas de conversa e dinâmicas com os usuários possibilitando a troca de saberes entre os participantes. Resultados parciais: Na sala de espera do Centro de Saúde foram realizadas, no período de março a maio de 2016, 9 ações educativas com temas, como: dengue, combate ao mosquito aedes aegypti, envelhecimento saudável, dia nacional da saúde, influenza. O número de participantes gira em torno de 10 usuários a cada semana. As ações educativas promovem o diálogo com os usuários, na perspectiva de uma ação transformadora, sem perder a essência do que se quer comunicar. Esta comunicação favorece o papel do enfermeiro como educador, tornando-o responsável pelo que difunde entre os usuários. Considerações finais: A sala de espera é um espaço privilegiado para circulação de informações em saúde e troca de saberes. É possível que ali se amplie o alcance do cuidado com os usuários da UBS. O impacto na formação dos estudantes envolvidos na produção dos programas ocorre pela possibilidade de adquirem a habilidade de sintetizar as informações e torná-las inteligíveis por meio da linguagem radiofônica.
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