Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
AUTORES:
EBERSON DOS SANTOS ANDRADE (Autor) TATIANA SLONCZEWSKI (Autor) |
Título |
“VERSÃO DE SENTIDO E PORTFÓLIO COMO FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO COM EQUIPE ASSISTENCIAL DE SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA” |
Palavras-Chave |
extensão universitária, equipes de saúde, avaliação de oficinas. |
Resumo |
O trabalho descreve o processo de avaliação proposto para ações de extensão desenvolvidas por meio de oficinas com equipe técnica-assistencial de um Serviço-Escola de Psicologia do interior de São Paulo. As oficinas são realizadas mensalmente, visando apoiar a equipe na proposição de estratégias inovadoras de cuidado centrado na pessoa para a população assistida naquele contexto. Os participantes são três psicólogas e uma assistente social da equipe, além da docente responsável pelo projeto de Extensão e de um bolsista extensionista. As correspondências eletrônicas - elaboradas pelo grupo para comunicação acerca dos objetivos do projeto - e os portfólios digitais - construídos individualmente e com apoio de elementos artísticos e textuais - são compreendidos neste trabalho como ferramentas avaliativas e de suporte aos participantes nas atividades de oficina. De modo complementar, as ‘versões de sentido’ - definidas como textos expressivos da experiência imediata do participante ao final de cada encontro grupal - permitem avaliar, qualitativamente e numa perspectiva subjetivamente orientada, tanto a experiência individual no processo de construção conjunta do conhecimento quanto os reflexos das ações de extensão sobre a autonomia do grupo. As estratégias de intervenção que forem sugeridas pelo grupo durante o biênio 2016-2017 serão avaliadas também a partir de indicadores apropriados ao eixo aglutinador e temático da promoção da saúde. A opção metodológica por ferramentas qualitativas de acompanhamento/avaliação do processo grupal quanto às ações de extensão desenvolvidas se justifica por permitir revelar o processo de compartilhamento dos saberes e de transformação de realidade social a partir da perspectiva da própria equipe, articulando-se aos indicadores objetivos de avaliação da qualidade e exequibilidade das estratégias de intervenção resultantes das oficinas. |