Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: EBERSON DOS SANTOS ANDRADE (Autor)
TATIANA SLONCZEWSKI (Autor)
Título
“VERSÃO DE SENTIDO E PORTFÓLIO COMO FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO COM EQUIPE ASSISTENCIAL DE SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA”
Palavras-Chave
extensão universitária, equipes de saúde, avaliação de oficinas.
Resumo
O trabalho descreve o processo de avaliação proposto para ações de extensão desenvolvidas por meio de oficinas com equipe técnica-assistencial de um Serviço-Escola de Psicologia do interior de São Paulo. As oficinas são realizadas mensalmente, visando apoiar a equipe na proposição de estratégias inovadoras de cuidado centrado na pessoa para a população assistida naquele contexto. Os participantes são três psicólogas e uma assistente social da equipe, além da docente responsável pelo projeto de Extensão e de um bolsista extensionista. As correspondências eletrônicas - elaboradas pelo grupo para comunicação acerca dos objetivos do projeto - e os portfólios digitais - construídos individualmente e com apoio de elementos artísticos e textuais - são compreendidos neste trabalho como ferramentas avaliativas e de suporte aos participantes nas atividades de oficina. De modo complementar, as ‘versões de sentido’ - definidas como textos expressivos da experiência imediata do participante ao final de cada encontro grupal - permitem avaliar, qualitativamente e numa perspectiva subjetivamente orientada, tanto a experiência individual no processo de construção conjunta do conhecimento quanto os reflexos das ações de extensão sobre a autonomia do grupo. As estratégias de intervenção que forem sugeridas pelo grupo durante o biênio 2016-2017 serão avaliadas também a partir de indicadores apropriados ao eixo aglutinador e temático da promoção da saúde. A opção metodológica por ferramentas qualitativas de acompanhamento/avaliação do processo grupal quanto às ações de extensão desenvolvidas se justifica por permitir revelar o processo de compartilhamento dos saberes e de transformação de realidade social a partir da perspectiva da própria equipe, articulando-se aos indicadores objetivos de avaliação da qualidade e exequibilidade das estratégias de intervenção resultantes das oficinas.
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