Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Alfenas

AUTORES: Julia Oliveira Comonian (Autor)
Priscila Caroline Salgado Perossi (Autor)
Claudia Gomes (Autor)
Título
Saúde e desenvolvimento infanto-juvenil no Cáritas-Alfenas: uma análise das facetas biopsicossociais
Palavras-Chave
Biopsicossocial; Humanização; Psicologia Histórico Cultural
Resumo
A presente proposta caracteriza-se como um projeto de extensão universitária sob o preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa, sob o aporte teórico da Psicologia Histórico Cultural, e enfoque as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do desenvolvimento humano. O projeto tem como objetivo a proposição de estratégias que abordem a interface educação e saúde, para a qualificação dos espaços de desenvolvimento físicos, cognitivos, psicológicos e sociais de adolescentes vinculados a Instituição Beneficente Cáritas de Alfenas/MG. Trata-se de uma proposta realizada por meio de oficinas sobre as temáticas “Gênero, Sexualidade e Diversidade”, desenvolvidas com questões problematizadoras e dinâmicas participativas, com a utilização de vídeos, fotos, debates e exposições conceituais, que são utilizadas com o intuito de criar um espaço conversacional no qual os adolescentes possam expressar o que pensem e sentem sobre os variados temas e como estão presentes em seus cotidianos. As atividades são realizadas semanalmente, com encontros grupais com duração de 1h30, desenvolvidos por meio de cronograma prévio de atividades. Como resultados podemos apontar a dificuldade de expressão de alguns dos adolescentes no que se refere a discussão de algumas temáticas, com falas ainda vinculadas a representações focadas em estereotipias e preconceitos, assim como, falas e compreensões que potencializam novas análises e possibilidades de enfrentamento social. As ações desenvolvidas favoreceram um espaço de debate e reflexão essencial para a promoção da saúde, e fortalecimento da abordagem e interface saúde, educação e desenvolvimento infanto-juvenil, ao possibilitar a apropriação e internalização de elementos psicológicos e emocionais essenciais para a configuração de vivências em contextos sociais mais democráticos, igualitários, com respeito e consideração a diversidade das relações humanas.
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