Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Ceará

AUTORES: Débora Cristina Vasconcelos Aguiar (Autor)
Dra. Francisca Denise Silva do Nascimento (Orientador)
Título
CIDADANIA ATIVA EM TEMPOS DE DESESPERANÇA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO PARA A MUDANÇA
Palavras-Chave
desigualdades; conhecimento; cidadania ativa.
Resumo
O Laboratório de Estudos das Desigualdades (LAEDES) é um Programa de extensão da UFC que possui caráter interdisciplinar e atende estudantes de diversos cursos. Este Programa é composto por dois Projetos de extensão, intitulados Reescrevendo Minha História e Prever Para Prover, os quais, respectivamente, são conduzidos por alunos dos cursos de Psicologia e Economia e trabalham com histórias de vida e educação financeira. O principal objetivo do Laboratório é transmitir conhecimentos sobre direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como as possibilidades de acesso e integração a serviços e políticas, considerando o conhecimento como passo fundamental para o exercício da cidadania. Desta forma, são realizadas parcerias com diversas instituições como escolas da rede pública e órgãos privados, onde ocorrem as ações dos projetos. Em relação à metodologia, o LAEDES dispõe de um Grupo de Estudos sobre as temáticas, desigualdade, pobreza, exclusão, e cidadania, cuja finalidade é preparar os extensionistas para as ações. Também realiza apresentações e debates de filmes com os estudantes, além de grupos focais ou rodas de debate. Como o próprio nome sugere, o LAEDES está voltado para o estudo das Desigualdades, seja de gênero, cor, idade, entre outras, que estejam perpassadas pela condição econômica, inviabilizando sua participação política. Tendo sido muito influenciado pelas ideias de Marx, o Laboratório compreende a realidade por meio da dialética marxista, entendendo os fenômenos como parte de uma totalidade composta por elementos antagônicos. Os Projetos, além de serem bem avaliados pelos participantes, têm produzido bons resultados como a redução do índice de evasão dos estudantes e o ingresso de alguns deles na universidade, mostrando-se também como uma rica experiência para os extensionistas, que desenvolvem habilidades necessárias para o exercício de suas profissões.
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