Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Deborah Amaral Donnini (Autor)
Darilene Rocha Cordeiro (Autor)
Bruna Camargos de Lima (Autor)
Selma Maria da Fonseca Viegas (Autor)
Título
DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: UMA ABORDAGEM GRUPAL COM ADOLESCENTES
Palavras-Chave
Saúde, adolescente, drogas.
Resumo
Introdução O consumo de drogas na adolescência tem se tornado um grave problema de saúde pública, sendo cada vez mais frequente nesta faixa etária. O ambiente escolar é um local privilegiado para desenvolvimento de estratégias educativas na prevenção do uso de drogas. Trata-se de experiências desenvolvidas por um Programa de Extensão em escolas públicas municipais e estaduais do município de Divinópolis-MG, com enfoque na prevenção de riscos e agravos e na promoção da saúde dos adolescentes em relação às drogas lícitas e ilícitas. Material e Metodologia Trata-se de intervenção extensionista com 2.012 adolescentes entre 13 e 16 anos de 22 escolas públicas municipais e estaduais em Divinópolis-MG. A ação intervencionista foi oriunda de resultados de um estudo transversal realizado com 605 adolescentes dessas escolas. A metodologia para as ações de Extensão fundamentou-se em prática educativa grupal sobre drogas lícitas e ilícitas em ambiente escolar. Resultados e Discussões Foram realizadas ações educativas em 22 Escolas públicas municipais e estaduais de Divinópolis-MG, com alunos de 13 a 16 anos. As atividades em grupo atingiu um público de 2.012 adolescentes no ano de 2015. O ambiente escolar é um local favorável para promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos e de compartilhamento de conhecimentos para a produção da saúde coletiva e individual. Foi um espaço rico para a discussão de drogas lícitas e ilícitas, o que pode contribuir para a aprendizagem e formação do sujeito proativo. Conclusão Concluiu-se que é necessária a criação de ações que visem à promoção da saúde e de prevenção de riscos e agravos em relação ao uso de substâncias psicoativas. Para isso é necessário a integração dos setores Saúde e Educação no desenvolvimento dessas atividades com os adolescentes, no intuito de fazer com que estes sujeitos se sensibilizem quanto às causas e consequências do uso de drogas, na perspectiva de eliminar ou reduzir o consumo das mesmas.
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