Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Ceará

AUTORES: Débora Cristina Vasconcelos Aguiar (Autor)
Dra. Francisca Denise Silva do Nascimento (Orientador)
Título
A UNIVERSIDADE COMO UM CAMINHO POSSÍVEL: REESCREVENDO MINHA HISTÓRIA
Palavras-Chave
histórias de vida; ciclo da pobreza; educação.
Resumo
Este trabalho trata das experiências vividas no projeto de extensão Reescrevendo Minha História, vinculado ao Laboratório de Estudos das Desigualdades (LAEDES). As ações do projeto são conduzidas por estudantes do curso de Psicologia e realizadas em instituições parceiras, que são escolas públicas e órgãos privados como SESC, SENAC e SENAI. Este projeto tem como objetivo apontar possíveis caminhos a serem traçados por jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo a educação e o conhecimento como foco principal, a fim de romper com o ciclo da pobreza. Temos a dialética marxista como método de abordagem e compreensão da realidade e estudamos autores que abordam as temáticas pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania para embasar nossas ações. Nestas, trabalhamos com histórias de vida de sucesso de pessoas que conseguiram reescrever suas histórias por meio da educação, do esporte, da música, e saíram da condição de miséria. Elas são trabalhadas no sentido de mostrar que existem outras possibilidades e quais os caminhos necessários para alcança-las e não para culpabiliza-los por sua condição. Também utilizamos vídeos e músicas que abordem a reprodução do ciclo da pobreza e a superação dela e, em seguida, realizamos rodas de conversa com grupos de 6 a 8 pessoas, onde perguntamos sobre seus projetos de vida e ouvimos suas histórias. Além disso, temos um momento de “mini-workshop” onde são apresentados slides sobre os diversos cursos (superior, técnico e de idiomas) públicos existentes em nossa cidade e como se inscrever. Por meio de nossas pesquisas de opinião, observamos que o projeto tem grande aceitação por parte do público atendido. O contato com universitários é bastante construtivo para os alunos que também ouvem suas histórias e tiram dúvidas com eles sobre a universidade. Essa experiência os incentiva e auxilia na escolha dos cursos e mostra que o sonho de ingressar na universidade não está tão distante deles quanto possa parecer.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros