Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa |
AUTORES:
Victoria Esther Teixeira Reis (Autor) Maria do Carmo Fontes de Oliveira (Orientador) |
Título |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DIGESTÃO E ABSORÇÃO ENTRE CRIANÇAS ESCOLARES |
Palavras-Chave |
Palavras-chave: Educação nutricional; digestão; absorção |
Resumo |
Introdução Almejando a promoção de hábitos alimentares saudáveis, instrumentos foram criados para, numa concepção de educação, focar na mudança do comportamento alimentar. Dentre estes instrumentos, engloba-se a reflexão, utilizada para se verificar como é entendida a alimentação, envolvendo o comportamento humano, a expressão de sentimentos e a cultura. Neste contexto, é feita uma reflexão com crianças escolares sobre o sistema digestório, o qual envolve os processos de digestão e absorção de macro e micronutrientes. Assim, este projeto, se coaduna com o pressuposto de que a alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e recuperação da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania, por meio da realização de atividades de educação nutricional e conhecimento do funcionamento do sistema digestório. Objetivo Desenvolver reflexões com crianças escolares sobre o processo de digestão e absorção de nutrientes. Metodologia Intervenção educacional feita em estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Viçosa, enquanto cursavam a matéria sobre sistema digestório. Utilizando materiais e metodologia ativa e por meio de roda de conversa os estudantes fizeram questionamentos sobre os processos digestivos e absortivos dos nutrientes. Resultados O processo reflexivo possibilitou bastante interação entre os estudantes. Pode-se observar, inclusive, que alguns tentavam explicar e ajudar os colegas, exemplo: onde se encontrava tal órgão ou quais as funções desses. Além de se expressarem com falas do tipo: “O intestino parece um cérebro!”, “Pelos movimentos peristálticos que os alimentos descem até o estômago”, “O pâncreas e a vesícula produzem ácidos que digerem alimentos”. Conclusão O processo de desenvolvimento de reflexões das crianças escolares sobre o sistema digestório foi participativo, oportunizando a aprendizagem significativa. |