Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Alessandra Paiva Ribeiro (Autor)
France Maria Gontijo Coelho (Orientador)
Yasmine Chicralla Alvarez (Autor)
Título
Semeando Água em Sem Peixe-MG
Palavras-Chave
Plantio de água, Agroecologia, Educação Ambiental
Resumo
Este resumo trata do tema ‘Plantio de Água’, que consiste em aplicar técnicas de conservação e manejo do solo para captação e cuidado com a água, bem como com os esgotos domésticos. Aqui são apresentados apontamentos de um projeto maior, que objetiva a promoção de uma educação ambiental fundamentada na agroecologia, realizado junto a agricultores familiares. Neste caso são envolvidos o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Barbosa (CCB) e a Escola Família Agrícola de Camões (EFAC) em Sem Peixe-MG.Durante o período de outubro de 2015 até maio de 2016, foram desenvolvidas ações no município de Sem Peixe-MG como a construção das UPEPAs(Unidades Participativas de Experimentação em Plantio de Água), uma metodologia de experimentação de construções, coletivas e participativas, por meio de mutirões que potencializa a recarga de água com técnicas de manejo para recuperação ambiental levando a organização das áreas de captação e de Preservação Permanente(APPs). Nesse processo, as tecnologias sociais são incorporadas por meio de debates e orientações técnicas, que acontecem em reuniões. Até o momento, em reunião de avaliação, os resultados observados pelos agricultores são animadores, pois seus depoimentos revelam que as intervenções nas UPEPAs tem permitido que a água se mantenha constante. Também é perceptível que o processo tem levado a questionamentos sobre vários temas importantes para uma transição agroecológica, como o problema do uso de agrotóxicos, alimentação, qualidade da água, saneamento rural e cuidados com as APPs. O trabalho de orientação sociotécnica deste projeto tem conseguido alinhar conhecimento cientifico ao popular por meio da experimentação, o que mostra como a universidade pode trabalhar para além da sala de aula e dos laboratórios, construindo o conhecimento e disseminando técnicas e tecnologias sociais no campo em busca da qualidade vida, não só para as famílias agrícolas, mas para a sociedade como um todo, que usufrui dos bens gerados no campo.
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