Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Willames Pontes de Souza (Autor)
Título
O ensino e pesquisa de Libras buscando promover contribuições para o processo de inclusão social.
Palavras-Chave
Educação, Cidadania; Libras; Inclusão; Surdos; Ouvintes.
Resumo
O projeto tem o objetivo primordial de colaborar no processo de inclusão social das pessoas surdas capacitando as não surdas para a comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É uma proposta de ensino de língua através de um curso subdividido em seis níveis para a comunidade interna e externa da UFPB – Campus I. É assim, que esse tipo de saber tem o potencial de promover a inclusão da pessoa com surdez uma vez que a barreira enfrentada diariamente é com a comunicação. Desde 2002, através da Lei 10.436/02 a Libras é considerada institucionalmente como uma Língua que assegura ao surdo o direito de toda e qualquer comunicação por meio da mesma. Sendo de fundamental importância a contribuição da academia como divulgadora dessa Língua, é importante perceber que o alcance desse projeto supera as expectativas de ensino e extensão. Ele não só busca beneficiar pessoas que tenham interesses em aprender uma outra língua, mas toda a comunidade surda do Brasil. O objetivo do projeto é produzir um conhecimento sobre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e colocá-lo a serviço da sociedade civil, com aperfeiçoamento dos profissionais das mais diversas atuações e contribuições na formação acadêmica dos futuros profissionais que aqui se formam. Este projeto tem dado continuidade a duas turmas iniciais com os módulos I e II, que foram implementadas com caráter experimental no ano de 2012. Atualmente possuímos 180 (cento e oitenta) participantes, as aulas são semanais, ministradas de forma dinâmica facilitando o acesso ao vocabulário da língua e pondo em prática através de conversações. Os resultados do projeto em andamento vem consistindo na contribuição do processo de socialização da pessoa surda, e construção do conhecimento da LIBRAS; contribuído incondicionalmente na atuação dos participantes na vida pessoal e profissional, como pode ser verificado, a participação da equipe de técnicas de enfermagem do CRAs da Prefeitura da Cidade de João Pessoa.
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