Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Trabalho

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Jônatas Magalhães Costa (Autor)
Renato da Silva Vieira (Co-Autor)
Daniel Calbino Pinheiro (Co-Autor)
Título
CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇAO: FEIRAS COMO ALTERNATIVA DE ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE SETE LAGOAS- MG
Palavras-Chave
Circuitos Curtos, Feiras Livres, Hortas Comunitárias.
Resumo
Os circuitos curtos de comercialização constituem-se em dinâmica sócio produtiva recente, que se baseia em um modo de comercialização de produtos agrícolas que visa o estabelecimento de relações mais diretas entre agricultores e consumidores. Neste sentido, com o intuito de contribuir com os circuitos curtos de comercialização, o presente projeto teve por objetivo central, implementar as feiras de produtos de hortaliças nos condomínios de Sete Lagoas. Em termos metodológicos, a feira acontece uma vez por semana, em dois condomínios classe A de Sete Lagoas a qual o discente bolsista participa como ente articulador e os produtores se reúnem uma vez por semana para se estruturar. No plano organizacional, as decisões ocorrem nas reuniões a qual conta com a participação de professores, bolsistas e produtores. As feiras funcionam em forma de revezamento entre os produtores, num total de 08 envolvidos. Enquanto resultados, as feiras tem proporcionado aos produtores um maior lucro na sua produção. Verificou-se também um aumento significativo da renda, passando de duzentos e cinquenta reais para um faturamento de até quatrocentos e cinquenta reais semanais por produtor. Constatou-se um contentamento dos consumidores com esta atividade, inferindo no consumo de produtos agroecológicos e com menores preços comparando com as grandes redes de varejo, além de promover um vínculo de confiança e amizade. Pode-se concluir que a presença dessas formas de comercialização e consumo traz uma nova proposta de organização da sociedade e da economia local.
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