Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: Camila Marcocci (Co-Autor)
Emily da Matta Navarro (Co-Autor)
Aparecido Fujimoto (Orientador)
Título
A Construção Sustentável Econômica e Uso e Reuso de Materiais Alternativos.
Palavras-Chave
Educação permanente; materiais alternativos; isolamento térmico/acústico.
Resumo
A educação tem um papel primordial para a modificação do impacto ambiental ocasionado pelo consumo no mundo capitalista. Os danos ambientais possuem reflexo na vida de todos os seres humanos e o consumo sustentável refletirá não somente hoje, mas no futuro das próximas gerações. Cabe a Universidade participar desse cenário buscando a educação ambiental e incentivando-a no município em que está inserida. A partir de tais constatações o Plano de Extensão cujo tema é: “Educação Permanente na Sustentabilidade Ambiental de Projetos e/ou Construções facilitando o processo da qualificação profissional de trabalhadores da Construção Civil.” tem por objetivo apresentar a importância do entendimento e aprendizagem dos trabalhadores nas atividades sócio educativas em conjunto com projeto: “A Construção Sustentável Econômica e Materiais com Isolamento Térmico/Acústico. Uso e Reuso de Materiais Alternativos”, desenvolvendo material didático-pedagógico nas oficinas sistematizadas em cartilhas, palestras, visitas técnicas e outros métodos para ação e transformação social com ênfase em Meio Ambiente com a Construção Sustentável. Como resultados, espera-se a conscientização do público alvo e sua contribuição ao tema proposto. Este Trabalho de Extensão, do biênio 2016/2017, refere-se às comunidades pertencentes à Paróquia Dom Oscar e demais locais que sejam pertinentes à aplicação deste projeto como ONGs e a comunidade de haitianos que está vivendo na cidade de Campinas, onde iremos trocar conhecimentos experiências, auxiliando-os numa melhor inserção no mercado de trabalho, terceiro setor, na recém-chegada ao Brasil. Conclui-se que estas comunidades carecem de ações que promovam o contato direto entre a Universidade e população, dando principal atenção às comunidades mais afastadas, onde os problemas e desafios são constantes, podendo assim haver maior ganho em experiência e conhecimento a serem adquiridos de várias formas na construção civil.
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