Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: berenice de freitas diniz (Autor)
Jacqueline do Carmo Reis (Autor)
Raimundo Loyola Júnior (Autor)
Maria da Consolação Magalhaes Cunha (Autor)
Aislander Junio Silva (Autor)
Antônio Carlos de Amorim Junior (Autor)
Daiane Flávia da Silva (Autor)
Estella Elisabeth Anne Nilda Azevedo (Autor)
Isadora Thamires Pacheco Celestino (Autor)
Karen Danielle as Silva (Autor)
Lorena Gomes Cunha (Autor)
Luiza Maciel Féliz (Autor)
Rhayane Maria Medeiros Ribeiro do Carmo (Autor)
Rossane Mendonça de Oliveira (Autor)
Samira Gonçalves Rocha (Autor)
Vívian Mara Barbosa (Autor)
Gilberto Antônio Reis (Autor)
Luiz Carlos Castello Branco Rena (Autor)
Ronaldo de Oliveira Zenha (Autor)
Título
Oficinas de Extensão: discussão nos cursos de graduação sobre o controle social no SUS.
Palavras-Chave
Controle social do SUS, extensão universitária e cidadania
Resumo
Introdução Realização de oficinas de extensão em sala de aula nos cursos de graduação com o objetivo de sensibilizar os alunos para o tema controle social no SUS.Metodologia O grupo Observatório do Controle Social do SUS (OBCS) utilizou a metodologia de problematização. Cada professor da unidade deveria oferecer uma aula e a partir da ementa desta disciplina o grupo construiu uma dinâmica utilizando a metodologia Grupo Observação e Grupo de Vocalização. Considerou-se o tema transversal cidadania, controle social e organização do SUS e temas específicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina. Resultados Para cada uma das oficinas foi possível traçar o perfil dos sujeitos a partir de sua formação, percebe-se que os alunos, futuros profissionais de saúde e de outras áreas, conhecem um pouco SUS, mas estão pouco mobilizados para a sua complexidade. Nos cursos externos a área da saúde percebeu-se o desconhecimento pelos professores e alunos das legislações e como os alunos desconhecem os conselhos de saúde como órgão de controle social no SUS. As oficinas propiciaram um momento de encontro na graduação, os temas controle social e cidadania foram abordados a partir do conteúdo das disciplinas. No curso de medicina, os alunos buscaram conhecimentos de clínica ampliada e planejamento para solução do problema apresentado. Nos cursos de administração, direito e sistema de informação, os alunos buscaram algum tema convergente com o problema apresentado, no direito a noção de cidadania e saúde como um direito foi o tema presente. Conclusão Em todas as turmas, os alunos demonstraram interesse sobre o tema. É preciso realizar sensibilização para os cursos da área da saúde a fim de aprofundarem os temas controle social e cidadania. Para os cursos fora da área da saúde, esse tema deve ser abordado para que os sujeitos compreendam o quão complexo é o SUS e como a participação social é fundamental para implementação dessa política.
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