Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão

AUTORES: Maria Darlys Bastos Lima (Autor)
Thamires Oliveira Reis (Autor)
Layla Gabrielle Silva Oliveira (Autor)
Ana Luiza Caldas Diniz (Autor)
Efigênia Magda de Oliveira Moura (Orientador)
Título
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CINEMATOGRÁFICO
Palavras-Chave
Educação, Conhecimentos, Pilares
Resumo
Visto que a educação é algo promissor e indispensável para o desenvolvimento humano, percebe-se que existe a deficiência de métodos de ensino que proporcionem melhor assimilação por parte dos discentes acerca dos temas trabalhados em sala de aula. A partir dessa necessidade procurou-se trabalhar os 4 (quatro) pilares da educação (Conhecer, Fazer, Conviver e Ser), tendo em vista que crianças e adultos possuem a capacidade de melhor compreensão na prática do que na teoria, propusemos desenvolver a temática em questão partindo do princípio de elaboração de um vídeo editado dos filmes “Frozen” e “Vida de inseto”, os quais retratam de formas sucintas, criativa e dinâmica os quatro pilares da educação. O aprender a conhecer refere-se à utilização de novos conhecimentos e se associa com o aprender a fazer, no qual colocar-se-á em prática o que foi absorvido. O aprender a conviver, trata-se da compreensão do outro, no sentido de realizar projetos comuns. E o aprender a ser confere a todos os seres humanos a liberdade de pensamento e discernimento. O projeto teve como objetivo desenvolver o pensamento crítico e expor o sentido dos quatro pilares da educação no cotidiano dos discentes do 6º ano da escola UEB Cidade Olímpica – São Luís/MA, com a utilização de vídeo (editado) dos filmes acima citados. Para melhor entendimento por parte dos alunos foi realizado uma breve introdução sobre os quatro pilares, em seguida apresentou-se o vídeo. Ao término da apresentação aplicou-se um questionário o qual continha cenas referentes a cada pilar. Mediante a metodologia utilizada, percebeu-se que os alunos identificaram em cada cena os respectivos pilares, evidenciando assim, que o tema foi bem absorvido de forma crítica e lúdica. Com isso, afirma-se a importância da aplicação de mecanismos diferenciados que facilitem o ensino-aprendizado.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros