Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão |
AUTORES:
Maria Darlys Bastos Lima (Autor) Thamires Oliveira Reis (Autor) Layla Gabrielle Silva Oliveira (Autor) Ana Luiza Caldas Diniz (Autor) Efigênia Magda de Oliveira Moura (Orientador) |
Título |
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CINEMATOGRÁFICO |
Palavras-Chave |
Educação, Conhecimentos, Pilares |
Resumo |
Visto que a educação é algo promissor e indispensável para o desenvolvimento humano, percebe-se que existe a deficiência de métodos de ensino que proporcionem melhor assimilação por parte dos discentes acerca dos temas trabalhados em sala de aula. A partir dessa necessidade procurou-se trabalhar os 4 (quatro) pilares da educação (Conhecer, Fazer, Conviver e Ser), tendo em vista que crianças e adultos possuem a capacidade de melhor compreensão na prática do que na teoria, propusemos desenvolver a temática em questão partindo do princípio de elaboração de um vídeo editado dos filmes “Frozen” e “Vida de inseto”, os quais retratam de formas sucintas, criativa e dinâmica os quatro pilares da educação. O aprender a conhecer refere-se à utilização de novos conhecimentos e se associa com o aprender a fazer, no qual colocar-se-á em prática o que foi absorvido. O aprender a conviver, trata-se da compreensão do outro, no sentido de realizar projetos comuns. E o aprender a ser confere a todos os seres humanos a liberdade de pensamento e discernimento. O projeto teve como objetivo desenvolver o pensamento crítico e expor o sentido dos quatro pilares da educação no cotidiano dos discentes do 6º ano da escola UEB Cidade Olímpica – São Luís/MA, com a utilização de vídeo (editado) dos filmes acima citados. Para melhor entendimento por parte dos alunos foi realizado uma breve introdução sobre os quatro pilares, em seguida apresentou-se o vídeo. Ao término da apresentação aplicou-se um questionário o qual continha cenas referentes a cada pilar. Mediante a metodologia utilizada, percebeu-se que os alunos identificaram em cada cena os respectivos pilares, evidenciando assim, que o tema foi bem absorvido de forma crítica e lúdica. Com isso, afirma-se a importância da aplicação de mecanismos diferenciados que facilitem o ensino-aprendizado. |