Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal Fluminense

AUTORES: Ellen Cortez Contreiras (Autor)
Eloisa Ramos Sousa (Autor)
Lucia Helena Marchon Leão Ramalho (Autor)
Rafael Haddad Cury Pinto (Colaborador)
Título
A Criação da Rede de Memória de ExtensãoUniversitária: Promovendo e Integrando Acervos
Palavras-Chave
Rede, Memória Universitária, Extensão Universitária
Resumo
A ideia de articular uma rede de Memória sobre a Extensão Universitária é uma proposta apresentada pelo Centro de Memória da Extensão da Universidade Federal Fluminense, (CEMEX-UFF), tendo como objetivo principal implantar uma rede de integração teórica e prática entre as univerisdades de língua portuguesa e espanhola, visando promover e integrar os diversos acervos produzidos pelos seus centros de extensão, compartilhando experiências exitosas, garantindo a circularidade da informação e sua preservação. Desta forma, estaremos contribuindo para o fortalecimento das ações entre as instituições visando a melhoria da qualidade dessas atividades extensionistas, atingindo nosso objetivo maior que é o de reconhecer, garantir e fortalecer a importância da memória histórica da Extensão para a universidade e para a sociedade. Desde 2011 a equipe do CEMEX-UFF, vem participando de congressos e seminários nacionais/internacionais sobre extensão universitária, realizando visitas técnicas em diversas universidades brasileiras que desenvolvem atividades de extensão que constatou a premente necessidade da articulação entre essas instituições. Os trabalhos realizados nessa área são altamente qualificados e de valor inquestionável e infelizmente acabam ficando restrito ao espaço onde estão sendo produzidos.  Esta proposta destaca a necessidade de sistematização e preservação das informações produzidas por estas Instituições, de forma a garantir o acesso à produção acadêmica e o intercâmbio com outras instituições. A maior contribuição que esse trabalho oferece é a difusão do conhecimento, a busca de atores sociais conscientes dentro de um paradigma de intercâmbio sócio-cultural, artístico e científico entre a comunidade universitária nacional e internacional e a população (escolas públicas e particulares, centros culturais, unidades de saúde, institutos de pesquisa, comunidades carentes do entorno e demais interessados). 
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