Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Fundação Estadual do Norte Fluminense

AUTORES: Jean Carlos dos Santos Lima (Autor)
Fabíola Bonicenha Endringer (Co-Orientador)
Willians Guimarães de Souza (Co-Autor)
Taís Santos Cabral (Co-Autor)
Omar Bailez (Co-Autor)
Ana Maria Matoso Viana Bailez (Orientador)
Título
Saúva-preta uma formiga ameaçada de extinção e sua interação com a restinga: divulgação científica e educação ambiental
Palavras-Chave
Conservação; restinga; Atta robusta.
Resumo
A região norte do estado do Rio de Janeiro vem passando por transformações econômicas com grandes empreendimentos que estão causando mudanças na paisagem ambiental da região. Todas essas mudanças deveriam ser acompanhadas de uma conscientização da proteção dos nossos recursos naturais. Porém, observa-se que a população de maneira geral não tem conhecimento sobre o ecossistema da região e sobre a importância de preservá-lo. Um dos estudos que está sendo conduzido na região é com a formiga cortadeira Atta robusta ou saúva-preta que é endêmica das restingas do Rio de Janeiro e Espírito Santo e está na lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. A. robusta interage com grande diversidade de plantas da restinga, o que pode levar essa espécie ser um elemento potencial no biomonitoramento desses ecossistemas. Essa formiga desempenha um papel importante na dinâmica desse ecossistema, pois dispersa sementes o que contribui para a manutenção da diversidade de plantas na restinga. Conhecendo tais aspectos, o presente projeto teve por objetivo divulgar em escolas através de distintos meios sobre a importância da preservação do ecossistema de restinga e da formiga cortadeira A. robusta. Foram selecionadas escolas dos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes e proferidas palestras sobre o tema com aplicação de questionários para avaliar o conhecimento sobre formigas cortadeiras. Também foram preparados e levados mini formigueiros da saúva-preta nas escolas para explicar sobre a estrutura do formigueiro e o comportamento dessa espécie. Como resultado, verificou-se um grande interesse pelo assunto tanto dos estudantes como dos professores e observou-se que os estudantes entenderam a importância de desenvolver estratégias destinadas a uma melhor gestão e conservação das áreas de restinga.
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