Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Direitos Humanos e Justiça

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Nicolle Mendes Vieira (Autor)
Carmem Regina Giongo (Orientador)
Marcia Blanco Cardoso (Co-Orientador)
Dinora Tereza Zucchetti (Co-Orientador)
Título
Educação e Cultura em Direitos Humanos: Compartilhando Experiências
Palavras-Chave
direitos humanos; educação; cidadania
Resumo
O projeto “Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância” faz parte do programa de extensão “Educação e Cultura em Direitos Humanos” criado pela Universidade Feevale, que engloba o exercício da cidadania e da democracia para a promoção de uma sociedade consciente dos deveres, direitos e garantias fundamentais, contribuindo para a concretização dos valores e dos direitos individuais e coletivos. Para isso, o programa estruturou-se em frentes de trabalho, sendo uma delas o projeto citado acima. Ele tem por objetivo articular ações de caráter educativo através do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/ PNEDH (2003), formando cidadãos atuantes, na busca pela inserção dos diferentes grupos sociais e que dissemine uma cultura de paz e tolerância. O projeto tem parceria com duas escolas municipais da região do Vale dos Sinos-RS e com o Programa Mais Educação, para a realização de ações específicas com professores e alunos, e promove atividades de formação junto aos docentes e discentes da Universidade. As ações são desenvolvidas por professores e acadêmicos dos cursos de História, Psicologia e Pedagogia e iniciaram-se no primeiro semestre de 2016. Destacam-se os eventos realizados: aulas abertas e oficinas para tratar a questão dos Direitos Humanos; o trabalho junto as escolas participantes, nos quais foram iniciadas discussões acerca do Plano Nacional de Direitos Humanos e atividades de inserção da equipe e aproximação com a realidade das instituições. Apesar do atual contexto de intolerância e violência, contamos com uma legislação abrangente sobre o tema e visamos contribuir para a construção de uma sociedade mais tolerante e cidadã, a partir da aproximação entre a escola e a Universidade, construindo novas possibilidades e agentes multiplicadores nesses dois espaços.
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