Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Maringá

AUTORES: Karile Cristina da Costa (Autor)
Ana Paula Vidotti (Orientador)
Débora de Mello Gonçales Sant’Ana4 (Co-Orientador)
Vinícius Silva Guizellini (Colaborador)
Thais da Silva Regaçoni (Colaborador)
André Luis Schmidt da Silva (Colaborador)
Carla Cristina de Oliveira Bernardo (Colaborador)
Título
TEATRO ANTÔMICO: CONHECENDO O CORPO HUMANO
Palavras-Chave
Educação, Anatomia Humana, Exposição.
Resumo
O Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI da Universidade Estadual de Maringá - UEM, é um museu de Ciências dedicado à divulgação científica e a educação não formal. Recebe visitas espontâneas da comunidade e escolares através de agendamentos prévios, durante todo ano. Dentre os ambientes montados para atender o público está o “Teatro Anatômico”, um espaço onde estão expostas peças anatômicas humanas em diversos aspectos, desde a fecundação e o crescimento embrionário para geração de um novo ser, métodos contraceptivos e DST’s, formação e desenvolvimento ósseo, evidenciação das articulações, modelos de órgãos sadios e enfermos, etc. Entre seus maiores atrativos está o cadáver humano dissecado (apresentado para crianças a partir dos 12 anos) e conservado em glicerina, onde é possível evidenciar a pele, tecido adiposo, músculos e órgãos separadamente, e em relação às estruturas corpóreas anexas. O monitor atua como mediador do conhecimento, explicando como os sistemas interagem entre si e juntos formam o corpo humano. Para muitos dos visitantes, esta é uma oportunidade única de ter um contato com uma parte real do corpo humano, sendo possível visualizar na expressão de vários deles o interesse e curiosidade pela exposição. Em especial nas turmas escolares de 8° anos do Ensino Fundamental, onde o conteúdo trabalhado em sala de aula é corpo humano, oportuniza a diversos alunos e professores uma pratica diferente das aulas convencionais, fugindo da realidade de conhecer o corpo usando apenas imagens, esquemas e desenhos contidos no material didático e se utilizando dos recursos proporcionados pela universidade através da divulgação científica para estreitar os laços e interagir os diversos segmentos da educação.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros