Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Beatriz Arruda Acosta Ferreira da Cruz (Autor)
Gislaine de Jesus Nogueira (Autor)
Tiago Luís de Andrade (Orientador)
Título
A extensão universitária como processo de inclusão digital e social: relato do projeto PAI – Projeto de Alfabetização em Informática aplicado aos alunos da Escola Estadual Esperidião Marques, Cáceres/MT.
Palavras-Chave
Inclusão digital; tecnologia da informação; recursos tecnológicos.
Resumo
Atualmente, pode-se afirmar que a inovação e imersão da tecnologia de informação e comunicação vêm atingindo todas as áreas em meio a sociedade, principalmente educacionais. Esse processo tem forçado as escolas a renovarem a relação ensino-aprendizagem e professor-aluno, evidenciando a necessidade de capacitação e aquisição de novos conhecimentos sobre os recursos tecnológicos existentes nas escolas. Tal fato motivou a proposição do Projeto de Alfabetização em Informática – PAI, com a finalidade de destacar a sua importância no meio educativo, a inclusão digital e a inserção dos computadores e demais recursos tecnológicos nas escolas, no anseio de preparar cidadãos pró-ativos para um mundo cada vez mais competitivo. O objetivo do projeto foi ensinar aos alunos do ensino fundamental – 2º ciclo – da Escola Estadual Esperidião Marques a usarem os vários softwares livres instalados no computador, em cursos de editores de texto, apresentações, planilhas e navegadores web, colaborando com a aquisição e disseminação do conhecimento em informática básica, na aprendizagem por meio de práticas dos conceitos estudados nas disciplinas que compõe a grade curricular do ensino e no intercâmbio de informações entre alunos e professores. A metodologia utilizada no projeto foi a expositiva e ativa, em que simultaneamente os participantes colocavam em prática as instruções abordadas individual e/ou coletivamente e em dinâmicas realizadas nos cursos a fim de levá-los à aprendizagem por meio da problematização e/ou da resolução de problemas, fazendo despertar a curiosidade. Isso serviu de incentivo para a utilização de recursos tecnológicos tão presente nos dias atuais. Os resultados evidenciaram a importância dos recursos tecnológicos existentes na construção e transmissão de saberes, na inclusão digital e social, e na pluralização do conhecimento em benefício da educação, gerando uma imagem positiva da universidade/escola envolvida junto a comunidade local.
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