Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Ramon da Silva Teixeira (Autor)
Yolanda Maulaz Elteto (Autor)
Maysa da Mata Silveira (Autor)
Leandro de Souza Lopes (Autor)
Irene Maria Cardoso (Orientador)
Título
INSTALAÇÕES ARTÍSTICO PEDAGÓGICAS: SENTIRES, SABERES NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO
Palavras-Chave
metodologias educativas; Instalações Artístico Pedagógicas; formação em Agroecologia
Resumo
Nas atividades de extensão as Instalações Artístico Pedagógicas constituem um dos principais dispositivos de efetivação do diálogo entre os diferentes saberes. A partir de seu uso pela educação popular, o Programa Teia de Extensão Universitária, da Universidade Federal de Viçosa tem feito uso das mesmas e as disseminou no movimento agroecológico do Brasil, a partir do III Encontro Nacional de Agroecologia, ocorrido em 2014 na Bahia. Ao romper com os formatos tradicionais de exibição da arte e dos saberes, de maneira lúdica, esse dispositivo é criativo e dinamiza diálogos e socializações que considera a multiplicidade de “suportes e materiais”, na criação de ambiências compostas por elementos da realidade e que proporciona o entendimento dos espaços geradores de conhecimentos como passíveis de se tornarem instalações, sejam laboratórios ou ambientes mais amplos, como propriedades rurais, regiões de conflitos, territórios para provocar reflexões a partir dos sentidos para determinado tema, problemática ou situação e que serão o ponto de partida para a discussão e construção coletiva de sentires e saberes sobre o que podem representar. Com a aplicação desta metodologia, em constante experimentação pelo movimento agroecológico, alguns resultados podem ser apontados: (i) sua montagem facilita a representação de diversos temas conforme o contexto, ou seja, de acordo com aquilo que está sendo efetivamente vivido; (ii) a concepção de diálogo ampliou nossa capacidade de intervenção, tanto interna à própria universidade, como externa, junto às comunidades; (iii) em termos do aprendizado, o uso das instalações mostrou ser essencial considerar a dimensão estética do tema tratado, uma vez que o fazer saber humano não pode ser despossuído de seu caráter de beleza e harmonia. A metodologia tem funcionado como importante ferramenta de formação em Agroecologia no sentido de permitir acesso a aspectos da mesma que, sozinhos, a lógica e o pensamento discursivo não alcançam plenamente.
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