Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Cássio Geovani da Silva (Autor)
Luzia da Trindade Souza (Co-Autor)
Regina Célia Gonçalves (Orientador)
Título
SUBINDO A LADEIRA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PORTO DO CAPIM.
Palavras-Chave
Ensino de História, Educação Patrimonial, Porto do Capim.
Resumo
O Projeto Subindo a Ladeira: Educação Patrimonial e História da Paraíba no Varadouro (João Pessoa - PB) desenvolvido pelo PROBEX/UFPB, junto com a Fundação Casa de Cultura Companhia da Terra, é executado na Escola Estadual Padre João Felix, no Porto do Capim, bairro do Varadouro, João Pessoa/PB. A equipe é composta por discentes dos cursos de História, Musica e Radialismo e o publico alvo é a comunidade do Porto do Capim (Vila Nassau, Frei vital, Trapiche e adjacências) que se encontra ameaçada pelo Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, que pretende remover os habitantes da área onde residem e modificar todo o espaço transformando-o em zona de turismo de mercado. Ações direcionadas aos alunos matriculados na escola citada constituem por meio de desenvolvimento da compreensão cidadã, através da valorização das experiências vividas em seu espaço e da promoção de identidade local como agente histórico e social de sua realidade. Metodologicamente as praticas educativas são propostas através do teatro, da musica e da contação de historias, além de recursos próprios do ensino de historia. Essas propostas ao serem desenvolvidas promovem a construção da identidade cultural, ou seja, transformam o comportamento e consolidam aparticipação da comunidade nos processos históricos, políticos e sociais. A trajetória do Subindo a Ladeira nos mostra a trajetória de reconhecimento dos sujeitos como protagonistas da história. Iniciado em 2011 o projeto produziu três experimento cênicos com temáticas centrais – desde os primeiros habitantes, os Potiguara, e sua expulsão pelos europeus até as ameaças iminentes de remoções acirradas em 2013 e temas transversais suscitados pelas crianças. Em 2014/2015 foi dada continuidade à exploração destes temas e suas potencialidades. Portando o projeto tem constituído através de sua proposta pedagógica, ações de democratização do conhecimento de história local através da arte e acesso à cultura promovendo efetiva participação da comunidade.
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