Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Carolina Rosado de Lima Castro (Autor)
Marina Miranda Ladeira (Autor)
Elisa Cristina Rezende (Autor)
Francielle de Fátima Viana Santana (Autor)
Mara Garcia Tavares (Orientador)
Patrícia Pinheiro de Campos Fonseca Rodrigues (Co-Orientador)
Andréa Cristina Pimentel Carvalho (Co-Orientador)
Título
A importância do ensino sobre “Educação Sexual”, no Ensino Médio, em forma de projeto
Palavras-Chave
Sexualidade, pedagogia de projeto, ensino de biologia.
Resumo
A Pedagogia de Projetos é uma maneira de repensar a função da escola, pois permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre diferentes áreas de conhecimento em situações contextualizadas. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas e reconstruções de conhecimento. Portanto, os projetos são importantes para formar alunos mais conscientes, participativos, reflexivos e cidadãos atuantes. Dessa forma, o presente trabalho descreve um projeto de extensão sobre o tema “Sexo e Sexualidade” realizado com 350 alunos dos primeiro e segundo anos do Ensino Médio, em uma escola pública de Viçosa-MG. Ele foi desenvolvido durante três semanas, abrangendo seis aulas de biologia. Nessas aulas apresentou-se conceitos sobre os sistemas reprodutores, fisiologia, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade e como ela se manifesta em um processo natural do ser humano. Foram utilizadas dinâmicas, aulas dialogadas e aulas expositivas. Os alunos foram incentivados a escrever perguntas e tirar dúvidas. Os temas de maior interesse foram: sistemas reprodutores e fisiologia (45% das perguntas), sexo (30%), DST (15%) e métodos contraceptivos (10%). O projeto foi finalizado com uma exposição durante a “Feira de Saúde” promovida pelo Rotary Club de Viçosa-Cidade Universitária. Durante a Feira houve participação significativa dos alunos, que também levaram familiares e amigos. O interesse e o envolvimento dos estudantes durante as atividades demonstraram como é positivo utilizar a pedagogia de projetos para tratar temas presentes no cotidiano dos estudantes. Verificamos também, que a discussão da sexualidade, em forma de projeto, despertou a curiosidade, promoveu a busca de informações e o envolvimento dos alunos, já que permitiu que os educandos debatessem, opinassem e tornassem-se sujeitos autônomos.
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