Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: MICAELA BRANDÃO PÓVOA DE ARAÚJO (Autor)
Tania Maia Barcelos (Orientador)
Título
Psicologia e práticas escolares: o uso de curtas metragens no processo ensino/aprendizado da EJA
Palavras-Chave
Psicologia; PIBID; Curta-metragem
Resumo
Esse trabalho, que contou com o financiamento da CAPES, apresenta experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Psicologia (PIBID), da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, realizadas em 2015. As práticas foram desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Colégio Estadual Maria das Dores Campos, no município de Catalão, sudeste goiano. O projeto foi executado por oito bolsistas, buscando ampliar a formação dos estudantes da Educação Básica e da professora da rede estadual. Foram utilizados como metodologia: leituras, reuniões sistemáticas e encontros semanais com estudantes da EJA. Nos encontros, filmes de curta metragem (animações e documentários) foram facilitadores dos debates e reflexões feitos, na sala de aula, com a duração de 50 minutos. Os filmes abordaram temáticas atuais e transversais no processo de aprendizado, como o preconceito, gênero e identidade. Nesse sentido, ocorreram sete encontros em duas turmas do quarto semestre da EJA, possibilitando espaços ou rodas de conversas que incentivaram os diálogos, a escuta e a participação coletiva no contexto escolar. Além disso, os alunos conheceram alguns filmes brasileiros e tiveram contato com a produção cultural do país. Essa experiência demonstrou que a linguagem audiovisual, assim como outras linguagens artísticas, pode favorecer o aprendizado como experiência de problematização, colocando formas predominantes de pensar/viver em xeque e abrindo novas perspectivas de resistência no contexto da atualidade. Portanto, essa experiência contribuiu para nossa formação em Psicologia, ampliando e fortalecendo-a no campo da educação. Abordamos temas atuais e urgentes nos processos educativos, marcados por uma diversidade de acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Compreendemos a realidade escolar e a importância do ensino/aprendizado como processo de saberes partilhados entre alunos, professores e estudantes de Psicologia.
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