Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Maria Bruna Machado Matos (Autor)
Emanoella Callou Belem (Autor)
Antonio Calisto Teixeira Junior (Autor)
Título
Diálogos entre universidade e escola: Que escola que queremos?
Palavras-Chave
Escola básica; integração; universidade; metodologias integrativas; educação.
Resumo
A extensão tem se destacado como precursora da quebra dos muros que separam a universidade dos meios e pessoas que a cercam. Tornando-se possível a construção de vínculos com a sociedade. Nesse contexto, o Programa Institucional de Extensão(PIE)-Relação entre Universidade e Escola Básica tem estreitado os laços por meio da ação realizada na EEEP Aderson Borges de Carvalho. Antecedendo a proposta do projeto de lei que exige que estudantes bolsistas desenvolvam atividades em escolas públicas, enfatizando a necessidade de uma relação entre a universidade e a rede básica de ensino. O objetivo do programa é sanar a distância existente entre a Universidade e as escolas, proporcionando aos estudantes desenvolver o sentimento de pertencimento, despertar o senso crítico, o papel do jovem em sociedade e o poder de transformação que a educação possui sobre o indivíduo. As bases metodológicas foram Paulo Freire e Rubem Alves, além das metodologias integrativas e não convencionais. A ação desenvolvida na escola foi pensada juntamente com a mesma, onde buscou-se ouvir as necessidades existentes adequando a atuação do PIE e levando em consideração todos os sujeitos da comunidade escolar, construindo uma análise a partir do mote: Que escola queremos? Após a roda de escuta iniciou-se a atuação do programa, ainda em 2015, e tem continuado até o momento. Tendo sido realizados o clube de matemática, Café Debate com o MUDEM(Movimento Universitário em Defesa da Mulher), clube de leitura, horta ecológica, oficinas de cordel, fotografia e formação de professores, periodicamente avaliando o desenvolvimento das atividades e formalizando novas parcerias. Concluímos que o PIE cumpre um importante papel na extensão, pois transporta todos os envolvidos para novas vivências e práticas que transformam vidas e conceitos, aproximando universidade e comunidade, tendo sido fundamentais os diálogos com a escola para que o programa alcançasse seus objetivos e se mantesse em constante atualização.
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