Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Minas Gerais

AUTORES: Michelle Danielle Porto Matias (Autor)
Júlio César Tanos de Lacerda (Colaborador)
Renata Gonçalves de Resende (Co-Orientador)
Marcelo Drummond Naves (Orientador)
Alessandro Oliveira de Jesus (Colaborador)
Aline Fernanda Cruz (Colaborador)
Título
O Impacto da Contribuição do Aluno de Extensão em Estomatologia Clínica Hospitalar no Atendimento aos Pacientes do SUS
Palavras-Chave
Oral manifestation, oral pathology, epidemiology
Resumo
O projeto de extensão “Estomatologia Clínica Hospitalar no Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB)”,estabelece mecanismos de cooperação e intercâmbio entre a Faculdade de Odontologia da UFMG (FO-UFMG) e o Sistema Único de Saúde do município de Belo Horizonte (SUS/BH) na capacitação de recursos humanos e prestação de serviços na área de Estomatologia clínica hospitalar, produzindo conhecimento através da troca de saberes sistematizado, acadêmico e popular. Objetiva-se integralizar as disciplinas de semiologia, patologia e cirurgia ambulatorial da FO-UFMG e as suas atividades de ensino e de pesquisa, no que se refere à estomatologia. O projeto foi criado em 1997 e desde então, todo semestre, são selecionados alunos da graduação para participarem. Esses adquirem uma ampliação do aprendizado no que se refere à avaliação clínica, análise imaginológica, histopatológica e no diagnóstico diferencial das diversas patologias bucais. Foi criado em 2015 a Liga de Estomatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial (LECBMF) onde os estudantes participantes apresentam temas variados e convidados ministram palestras para a ampliação dos conhecimentos dos ouvintes. O atendimento é referência no sistema de saúde metropolitano e abrange toda região de BH seguindo os princípios do SUS, sendo um deles a universalidade. Cada vez mais o projeto vem ganhando ênfase e o aprendizado dos alunos é significantemente observado. Há também uma maior agilidade tanto no atendimento quanto no retorno dados aos pacientes para a realização do tratamento o que demonstra que o trabalho em equipe se mostrou bem eficiente. Dessa forma, o projeto é de extrema importância tanto para o paciente do SUS, que tem suporte de qualidade para seu tratamento quanto para o aluno que convive de forma dinâmica com as diversas patologias bucais, atuando desde o exame inicial até o resultado final. Esses alunos estarão, ao final do estágio, mais aptos para sua inserção no sistema de saúde pública de qualquer região do país.
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