Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Daniel Fernando Carossi (Autor) Ana Carolina Alves dos Santos (Co-Autor) Adriana Regina Vettorazzi Schmitt (Co-Orientador) Guilherme Linck (Co-Orientador) |
Título |
Inclusão social de alunos surdos em ambientes virtuais de aprendizagem |
Palavras-Chave |
Educação, Tecnologia, Surdes |
Resumo |
O projeto visa promover o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para alunos surdos usando tecnologias para apoiar métodos de aprendizagem para alunos com problemas auditivos. Buscou-se com o projeto integrar o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE com o ProDeaf, software livre de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras - a língua brasileira de sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre surdos e ouvintes. Libras é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, segundo dados do Censo de 2010 do IBGE, existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil, grande parte desta população utiliza Libras como sua língua principal e muitas vezes possuem apenas um conhecimento básico da língua portuguesa. Dessa forma, o projeto apresentado busca estabelecer um canal de comunicação mais interativo com este público através de ferramentas e programas gratuítos permitindo que alunos e professores interagem neste novo ambiente de forma fácil e intuitiva. |