Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade do Rio de Janeiro

AUTORES: Thamiris Victor Siqueira (Autor)
Rosâne Mello (Orientador)
José Ramon de Lima Martinez (Co-Autor)
Título
COORDENAÇÃO DE OFICINAS EXPRESSIVAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
Saúde Mental. Enfermagem. Oficinas expressivas.
Resumo
INTRODUÇÃO: Este artigo compartilha experiências vivenciadas por acadêmicos de enfermagem em projeto de extensão de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com oficinas expressivas com recursos expressivos variados. Teve como público alvo responsáveis pelas crianças da turma de Baby Class de um grande projeto de extensão da referida universidade. Dentro da perspectiva de saúde ampliada relacionada ao cuidado de enfermagem, emergem alternativas do cuidado, em especial oficinas terapêuticas. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de oficinas expressivas junto a adultos. METODOLOGIA: É um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, realizado no período entre maio e novembro de 2015. No decorrer do projeto foram realizadas vinte oficinas, com seis participantes e duração de sessenta minutos. RESULTADO: As oficinas foram desenvolvidas a partir de pressupostos teórico-metodológicos vinculados às oficinas expressivas, considerando-se habilidades e especificidades individuais. Utilizou-se materiais diversificados, onde os participantes tiveram boa aceitação das técnicas, domínio e autonomia no uso dos materiais, assim como expressão de sentimentos após a vivência. O relacionamento intra-grupo ocorreu de forma ativa, sendo necessária a intervenção do coordenador em momentos específicos. CONCLUSÃO: O presente trabalho foi de grande valia para os acadêmicos pois proporcionou uma maior experiência com a coordenação de oficinas e um melhor conhecimento das tecnologias leves aplicadas.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros