Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal do Ceará |
AUTORES:
Sabrina Tayane Bezerra Medeiros (Autor) Rayane Lima da Silva (Co-Autor) Agnes Caroline Souza Pinto (Co-Orientador) Patrícia Neyva da Costa Pinheiro (Orientador) Maria Isabelly Fernandes da Costa (Co-Orientador) |
Título |
Relato de Experiência de ações educativas promovidas pelo Projeto Aids: Educação e Prevenção com adolescentes de uma escola pública em Fortaleza-Ce em 2015 |
Palavras-Chave |
Saúde do Adolescente; Promoção da Saúde; Doenças Sexualmente Transmissíveis. |
Resumo |
Introdução: A adolescência é um período caracterizado por mudanças biológicas, psicológicas e sociais, repleto de dúvidas, curiosidades e percepções sobre a afetividade, reprodução humana e sexualidade, refletindo em mitos e tabus. Objetivo: Descrever as vulnerabilidades identificadas pela coordenação de ensino e alunos e desenvolver estratégias educativas que permitam sensibilizar os adolescentes quanto à mudança de comportamento frente às infecções sexualmente transmissíveis. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem integrantes do Projeto Aids: educação e prevenção, em parceria com uma escola pública de Fortaleza-Ce e participação de 65 adolescentes entre 14 e 23, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, durante os períodos de maio a junho e agosto de 2015. As oficinas foram embasadas em Roda de Conversa, utilizando recursos lúdicos e educativos, abordando as temáticas sugeridas pela coordenação de ensino e alunos, sendo elas: alimentação e alterações nutricionais, contracepção, infecções sexualmente transmissíveis e o uso e abuso de drogas. Resultados: Foi observada durante as oficinas a presença de elementos de vulnerabilidade como: falta de conhecimento, de autonomia e de orientação adequada. Assim, houve empenho em esclarecer e discutir os questionamentos apresentados, estimular a percepção quanto ao impacto dessas vulnerabilidades em suas vidas e a importância do autocuidado. Conclusão: Houve melhora na qualidade das informações transmitidas pelos alunos, representando a sensibilização à adoção de práticas de comportamento seguro, foi evidenciada, por professores e alunos a importância desses espaços para construção de conhecimento, pois sentem dificuldade em abordar alguns temas dentro da relação professor-aluno, fazendo-se necessário a inserção da enfermagem por meio da educação em saúde na escola. |