Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Helionora da Silva Alves Chiba (Autor)
Thiago Almeida Vieira (Co-Autor)
Maria Lita Padinha Correa Romano (Co-Autor)
Título
Inserção de atividades de extensão em duas disciplinas na área da Horticultura no Curso de Agronomia em Santarém, Pará
Palavras-Chave
Hortas Orgânicas; Jardinocultura; Região Amazônica
Resumo
A horticultura abrange estudos sobre a produção de plantas utilizadas na alimentação humana, com finalidade decorativa e medicinal. É subdividida em ramos específicos como a olericultura, que visa o estudo da agrotecnologia voltada para produção e comercialização de hortaliças; floricultura com a produção de flores cortadas, plantas envasadas e mudas de plantas ornamentais e o paisagismo com objetivo de recriar a vegetação nos meios de convívio da sociedade, reaproximando o homem da Natureza. O objetivo deste texto é apresentar informações de ações extensionistas realizadas por discentes de duas turmas do curso de Agronomia da Ufopa, com atividades relacionadas as disciplinas de ‘Oleicultura’ e ‘Floricultura e Paisagismo’. Foram atribuídas 15 horas aos discentes para elaborarem um projeto de extensão, executar em três meses e apresentar os resultados obtidos. Oleicultura com 41 alunos e a de Floricultura e Paisagismo com 31: na primeira foram formados oito grupos e na segunda sete. Os projetos foram discutidos em aula para aprimoramento das propostas. Os discentes de Oleicultura realizaram atividades de implantação e revitalização de hortas, baseados no conceito da agricultura orgânica e desempenharam atividades de educação ambiental. Em Floricultura e Paisagismo implantaram e revitalizaram jardins com ações de educação ambiental. Os espaços sociais trabalhados foram escolas públicas, casas de recuperação de dependentes químicos, espaço para crianças com câncer, APAE, centro de convivência de idosos e polícia militar. Os discentes trabalharam aspectos de manejo e manutenção das hortas e jardins. Na apresentação dos resultados percebeu-se que o desafio da extensão contribuiu para autonomia, solidariedade, coletividade e busca de conhecimentos dos estudantes. Além de propiciar a sensibilização da sociedade envolvida acerca das questões ambientais, havendo ampla aceitabilidade por parte desta, que sinalizou interesse na continuidade das atividades.
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