Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão

AUTORES: Mauricio Santos da Silva (Autor)
Mayara Carolyne Mourão Carvalho (Autor)
Ludmila Serejo Araújo (Autor)
Denise da Silva Sousa (Autor)
Lilliane Fernandes Sena (Autor)
Efigênia Magda de Oliveira Moura (Orientador)
Título
SENSIBILIZAR A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA ESCOLA U.I. JUSTINO PEREIRA, SÃO LUÍS-MA/BRASIL.
Palavras-Chave
Educação, Ambiente e Ecologia.
Resumo
A questão ambiental está presente no cotidiano da sociedade contemporânea e tem representado um novo desafio para preservação da qualidade de vida da humanidade. A Escola deve favorecer o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das atividades desenvolvidas, bem como elaborar uma política ambiental para a instituição. Este trabalho tem como objetivo desenvolver alternativas didáticas através do lúdico a partir de materiais que possam ser reutilizados para confecção de objetos pedagógicos para o ensino de ciência e matemática em escola do ensino fundamental U.I. JUSTINO PEREIRA. Será realizada uma visita à escola para conhecer o espaço físico, logo em seguida a aplicação de questionário com a direção da escola, e foi ministrada uma palestra a respeito dos três Rs, para que os alunos tenham consciência de como será desenvolvidas as atividades e repassar os materiais que eles terão que confeccionar partir de recursos que possam ser recicláveis e reutilizados, a confecção dos recursos pedagógicos pelos estudantes foi de baixo custo, onde eles enfatizaram que há uma gama de materiais que possam ser reutilizados sem a necessidade de comprar utensílios para a fabricação do objeto. E no final explicaram como ocorreu esse processo de confecção e a importância de estar desenvolvendo este trabalho, ocorreu a apresentação dos materiais didáticos e sua utilidade pelos alunos para a comunidade escolar. Os estudantes vivenciaram a construção do conhecimento, onde buscaram alternativas que fosse de baixo custo, e estivesse dentro da política do três Rs, percebendo a importância de reutilizar, evitando compras de materiais desnecessários para o desenvolvimento da atividade.
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