Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão |
AUTORES:
Mauricio Santos da Silva (Autor) Mayara Carolyne Mourão Carvalho (Autor) Ludmila Serejo Araújo (Autor) Denise da Silva Sousa (Autor) Lilliane Fernandes Sena (Autor) Efigênia Magda de Oliveira Moura (Orientador) |
Título |
SENSIBILIZAR A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA ESCOLA U.I. JUSTINO PEREIRA, SÃO LUÍS-MA/BRASIL. |
Palavras-Chave |
Educação, Ambiente e Ecologia. |
Resumo |
A questão ambiental está presente no cotidiano da sociedade contemporânea e tem representado um novo desafio para preservação da qualidade de vida da humanidade. A Escola deve favorecer o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das atividades desenvolvidas, bem como elaborar uma política ambiental para a instituição. Este trabalho tem como objetivo desenvolver alternativas didáticas através do lúdico a partir de materiais que possam ser reutilizados para confecção de objetos pedagógicos para o ensino de ciência e matemática em escola do ensino fundamental U.I. JUSTINO PEREIRA. Será realizada uma visita à escola para conhecer o espaço físico, logo em seguida a aplicação de questionário com a direção da escola, e foi ministrada uma palestra a respeito dos três Rs, para que os alunos tenham consciência de como será desenvolvidas as atividades e repassar os materiais que eles terão que confeccionar partir de recursos que possam ser recicláveis e reutilizados, a confecção dos recursos pedagógicos pelos estudantes foi de baixo custo, onde eles enfatizaram que há uma gama de materiais que possam ser reutilizados sem a necessidade de comprar utensílios para a fabricação do objeto. E no final explicaram como ocorreu esse processo de confecção e a importância de estar desenvolvendo este trabalho, ocorreu a apresentação dos materiais didáticos e sua utilidade pelos alunos para a comunidade escolar. Os estudantes vivenciaram a construção do conhecimento, onde buscaram alternativas que fosse de baixo custo, e estivesse dentro da política do três Rs, percebendo a importância de reutilizar, evitando compras de materiais desnecessários para o desenvolvimento da atividade. |