Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

AUTORES: Leticia Caroline Cesário de Sousa (Autor)
Nadja Maria Gomes Murta (Orientador)
Herton Helder Rocha Pires (Co-Autor)
Antônio Sousa Santos (Orientador)
Carlos Eduardo Siste (Co-Autor)
Título
Promoção da saúde ambiental com enfoque na gestão participativa da qualidade da água para consumo humano em comunidades rurais da região do Alto Jequitinhonha – MG.
Palavras-Chave
Saúde ambiental; água; comunidades rurais
Resumo
O projeto tem como objetivo realizar análises de água a partir de kits educativos em 10 comunidades rurais de quatro municípios do Alto Vale do Jequitinhonha/MG,com vistas a melhoria das práticas de saneamento, proteção ambiental e saúde da população das comunidades participantes.Para tal, com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFVJM, foi realizada parceria com o Projeto Caminhando Juntos/Procaj (organização não governamental) e os Departamentos de Farmácia e Nutrição. A metodologia adotada é participativa, envolvendo as comunidades, escolas e líderes comunitários, visando mobilizá-las para a participação nas ações do projeto, sendo desenvolvido em quatro etapas: Preparação dos atores locais envolvidos no projeto (Fase executada); Desenvolvimento do módulo de capacitação no método de monitoramento participativo da qualidade da água; Sistematização das ações; Produção e distribuição de cartilhas. Resultados: Nesta etapa, a equipe identificou os problemas relacionados ao acesso e abastecimento de água. Apresentou-se o projeto aos diretores e professores do ensino fundamental e médio das escolas, sendo explicado cada um de seus componentes, desafios e possíveis beneficios. Aderiram ao projeto cinco Unidades Escolares dos municípios de Datas, Felício dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto e de Diamantina. Com a adesão dos mesmos a equipe realizou mini-palestras com os alunos das cinco unidades, sendo apresentado o objetivo do projeto, os kits de ánalise físico-químicos e microbiologicos da água e metodologia para a criação de mapas interativos. Conclusão: A equipe pedagógica e os professores se motivaram: houve inclusão da temática da água voltada para as comunidades rurais nos conteudos progamaticos das disciplinas de geografia, biologia e química; no plano pedagogico; os kits serão utilizados em aulas práticas; haverá participação dos alunos na coleta de amostras das suas respectivas fontes de água e na confecção dos mapas interativos.
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