Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

AUTORES: Kelly de Carvalho Teixeira (Autor)
Anita Bueno de Camargo Nunes (Autor)
Dante Donizeti Pereira (Autor)
Erichardson Tarocco de Oliveira (Autor)
Título
Desvendando a Ciência na prática
Palavras-Chave
ciência, experimento, física, biologia, química
Resumo
Desde a antiguidade, a Ciência faz parte da vida do ser humano, despertando a curiosidade sobre a natureza, sobre o funcionamento das máquinas ou simplesmente o porquê das coisas. No caso das crianças e dos jovens, essa curiosidade científica deve ser fomentada, e mais que isso, saciada. E é com este intuito que foi idealizado o projeto “Desvendando a ciência na prática”. Abordando diversos temas de Física, Biologia, Química e Astronomia, realiza-se uma ponte entre a teoria abordada em sala de aula (nem sempre popular ou bem compreendida pelos alunos) com acontecimentos do dia-a-dia e experiências que podem ser facilmente repetidas em casa. A cada encontro, uma série de questões é apresentada aos alunos, abrangendo assuntos variados. Eles são convidados a refletir, expor suas ideias e dúvidas, e tentar encontrar juntos uma explicação ou resposta para cada problema. Depois disso, um experimento simples é realizado, com a finalidade de elucidar a resposta. Em todos os casos, são utilizados materiais que os alunos podem encontrar em suas casas, sempre de baixo valor e fácil acesso. Por exemplo, já foram utilizados palitos de dente, papelão, copos, vassouras, entre outros. O projeto tem sido bem recebido entre os alunos, que já solicitaram uma frequência maior de encontros e mudança de horário para que mais pessoas possam participar. Hoje, o projeto conta com 8 alunos que participam regularmente. Ao submeter este trabalho ao 7 CBEU pretende-se não apenas apresentar os resultados deste projeto, mas também fomentar a discussão sobre o ensino de Ciências no país, cada vez mais desmotivante e deficitário. A troca de experiências é um ótimo caminho para ultrapassar as barreiras no ensino de qualquer disciplina, e pretende-se alcançar esta interação entre pares. Há uma grande questão no ensino de Ciências: É possível aumentar o interesse dos alunos por disciplinas como Física, Química e Biologia, e melhorar o desempenho deles? A resposta é sim. Na prática e coletivamente.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros