Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: ALEXANDRE NASCIMENTO DA SILVA (Autor)
ALEXANDRE JORGE PIMENTA (Autor)
NAYANNE CRISTINE DE SOUZA NUNES (Autor)
MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO (Orientador)
Título
CIRCUITO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EMANCIPADORA
Palavras-Chave
Leitura; Educação; Comunidade Popular.
Resumo
O Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a Universidade e as Comunidades populares, vem desenvolvendo anualmente o Projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz. Atualmente, o mesmo é desenvolvido em dois bairros periféricos da Região Metropolitana de Belém do Pará. Nas Escolas Estaduais “Dr. Celso Malcher” e “Consuelo Coelho e Souza”, atuando no ensino fundamental. O Projeto tem por objetivo estimular o gosto e o prazer pela leitura como formas de compreensão da palavra e da escrita e como forma de expressão da criatividade, liberdade, segurança, sonho e paixão. Além disso, se pretende constituir um espaço de debate envolvendo a comunidade de modo geral e muito particularmente dos sujeitos que tem por oficio à educação. A proposta metodológica é desenvolvida em três etapas. Na primeira, se faz a apresentação de diversas obras literárias infanto-juvenis para a turma, com uma breve introdução da história que é desenvolvida na obra. Na segunda, cada aluno escolhe a obra que gostaria de ler. Logo após, cada bolsista ficará responsável por um grupo de alunos, trabalhando de forma a orientar a leitura da obra durante o restante do ano. Ao fim do ano letivo, por meio de diversas expressões artísticas os alunos apresentam para os demais o que fora lido. Como resultado houve grande satisfação por parte dos alunos ao verificarem o resultado de algo que foi construído com sua participação. A partir do cotidiano nas escolas pode-se comprovar o quão o circuito de leitura contribui na vida de todos os envolvidos oferecendo para os bolsistas um retorno à sua comunidade e contribuindo para a formação de cidadãos críticos.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros